metropoles.com

Prefeitura do Guarujá fará apreensão de caixas de som na praia

Apenas três municípios do litoral paulista permitem uso dos equipamentos na areia, mas com ressalvas; nos demais, há multa e apreensão

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Prefeitura do Guarujá
Imagem colorida mostra fiscais da Prefeitura do Guarujá, no litoral de São Paulo, andando pela praia para fiscalizar o uso de caixas de som - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra fiscais da Prefeitura do Guarujá, no litoral de São Paulo, andando pela praia para fiscalizar o uso de caixas de som - Metrópoles - Foto: Divulgação/Prefeitura do Guarujá

São Paulo – A cidade do Guarujá, no litoral de São Paulo, vai começar a apreender caixas de som ligadas nas praias da cidade a partir desta segunda-feira (8/1).

De acordo com o Código de Posturas Municipal, o uso desse tipo de equipamento é proibido na faixa de areia, jardins e calçadões. Até então, a rotina era de orientar e conversar, solicitando o desligamento do aparelho. Em caso de reincidência, os equipamentos poderão ser apreendidos, e a Polícia Militar é acionada.

Denúncias sobre irregularidades podem ser feitas pelos telefones 153, da GCM, 162, da Ouvidoria, e 190, da PM. O município do Guarujá afirma que existe sinalização da proibição em todas as praias, além da distribuição de panfletos informativos e orientação de fiscais.

Em Santos, Itanhaém e Mongaguá, também no litoral paulista, o uso é liberado com ressalvas. Na maior cidade da região, os aparelhos de som podem ser utilizados, desde que não causem perturbação do sossego. Conforme a Prefeitura de Santos, a Lei Complementar 1.129/21 autoriza a Guarda Civil Municipal (GCM) a apreender caixas e equipamentos em casos do tipo.

Já as prefeituras de Bertioga, Guarujá, Peruíbe, Praia Grande e São Vicente proíbem o uso de qualquer equipamento de som nas faixas de areia. Em caso de descumprimento, os aparelhos poderão ser apreendidos, e o infrator, multado. O mesmo vale para aparelhos de som em veículos.

Nessas cidades, a GCM atua em conjunto com a PM para fiscalização e apreensão. Na primeira abordagem, há diálogo e orientação sobre as regras. A apreensão ocorre apenas em caso de desobediência. A população pode fazer denúncias pelos telefones 153 e 190.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?