metropoles.com

Tarcísio nomeia engenheiro para comandar Procon de SP

Engenheiro Wilton Ruas foi nomeado diretor executivo do Procon de SP nesta quinta-feira (12/1) pelo governador Tarcísio de Freitas

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Wilton Ruas Procon
1 de 1 Wilton Ruas Procon - Foto: Reprodução

São Paulo – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) nomeou o engenheiro eletrônico Wilton Ruas como o novo diretor executivo da Fundação Procon de São Paulo. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (12/1).

A missão do diretor executivo do órgão, com mandato previsto para dois anos, é planejar e executar toda a política de proteção e defesa do consumidor do Estado de São Paulo, inclusive multando empresas que desrespeitam o Código de Defesa do Consumidor.

Ruas foi escolhido por Tarcísio entre três nomes indicados pelo novo secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, e outros dez integrantes do Conselho Curador da Fundação Procon, em reunião na quarta-feira (11/1).

Segundo a ata da reunião, à qual o Metrópoles teve acesso, a maioria dos presentes votou para compor a lista tríplice os nomes de Luiz Orsatti, Carlos Coscarelli e Wilton Ruas.

A escolha de Ruas causou incômodo entre funcionários mais antigos da fundação, porque ele não teria experiência ou conhecimento sobre direito do consumidor.

A Secretaria da Justiça de Cidadania afirmou, em nota (leia íntegra abaixo), que a nomeação de Ruas para a chefia do Procon “cumpriram rigorosamente” o requisito de “notório conhecimento na área de defesa do consumidor”, considerando que ele “tem carreira permeada pelas necessidades efetivas e respeito ao consumidor.”

 

DIário Oficial Wilton RUas
Nomeação de Wilton Ruas para chefiar o Procon-SP, na edição do Diário Oficial desta quinta-feira (12/1)

A pasta acrescentou que Ruas atuou 26 anos em cargos gerenciais, como executivo global na área de tecnologia, responsável por resultados gerais de unidade de negócios, além de ocupar a vice-presidência da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, entre 2015 e 2018, “atuando em assuntos relativos ao setor junto às autoridades governamentais.”

O novo chefe do Procon de São Paulo se formou em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em 1986. Atualmente, ele atua como consultor autônomo de uma empresa ligada à área de automação.

O que diz a lei

O artigo 13 da Lei 9.192, de novembro de 1995, afirma que o Diretor Executivo do Procon é escolhido pelo governador, com mandato de dois anos. A lista tríplice da qual o nome é escolhido, segue a legislação, deve ser composta por “pessoas de notório conhecimento na área de defesa do consumidor.”

O que diz o governo

“O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania, esclarece que a escolha e a nomeação de Wilton Ruas da Silva, 58 anos, como novo Diretor Executivo da Fundação Procon cumpriram rigorosamente as normas e requisitos vigentes – notório conhecimento na área de defesa do consumidor e reputação ilibada -, considerando que ele tem carreira permeada pelas necessidades efetivas e respeito ao consumidor.

Com mais de 30 anos de experiência, sendo 26 deles em cargos gerenciais, foi executivo global na área de tecnologia e responsável pelos resultados gerais de Unidade de Negócios. Também exerceu a função de vice-presidente da ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), de 2015 a 2018, atuando em assuntos relativos ao setor junto às autoridades governamentais.

Para finalizar, foi CEO de empresa de tecnologia de biometria, responsável pela implantação de um sistema de identificação biométrica, inovadora no mercado financeiro, para mais de 40 milhões de usuários em um importante Banco Nacional.

Trata-se, portanto, de profissional que, ao longo de sua carreira, sempre atuou com conhecimento e responsabilidade com as regras para a satisfação do consumidor, nos processos produtivos, eficiência e resultados, nas áreas privadas e públicas.

A atual gestão do Governo do Estado de São Paulo foca seu trabalho na eficiência, inovação e criatividade, de forma a gerar desenvolvimento e oportunidades para as pessoas. Para isso, é fundamental que a nova gestão esteja cercada de pessoas experientes e preparadas para atuar em prol da melhoria da vida de todos os paulistas.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPolítica

Você quer ficar por dentro das notícias de política e receber notificações em tempo real?