metropoles.com

Tarcísio nomeia aliada de Damares que é contra aborto em casos de estupro

Terezinha Ramos Neves, que ocupou diversos cargos no ministério de Damares Alves, vai cuidar de Políticas para Mulheres no governo Tarcísio

atualizado

Compartilhar notícia

Terezinha e Damares
1 de 1 Terezinha e Damares - Foto: null

São Paulo – O governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) nomeou nesta sexta-feira (20/1) uma aliada da ex-ministra e senadora eleita pelo Distrito Federal Damares Alves (Republicanos) para um cargo na recém-criada Secretaria de Políticas para a Mulher, pasta chefiada pela bolsonarista Sonaira Fernandes.

Teresinha de Almeida Ramos Neves foi assessora especial do extinto Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, que era comandado por Damares, no governo de Jair Bolsonaro (PL). Ela será secretária executiva da pasta similar criada por Tarcísio em São Paulo.

A nova secretária executiva já se manifestou publicamente contra a realização de aborto mesmo em casos de estupro – um dos casos em que o procedimento médico é permitido por lei no Brasil.

A nomeação, feita no Diário Oficial do Estado desta sexta, é assinada pelo vice-governador, Felício Ramuth (PSD), uma vez que o governador está em viagem internacional, a Davos, na Suíça, para o Fórum Econômico Mundial.

Teresinha mantinha um blog pessoal que, em março de 2012, publicou uma postagem abordando o tema:

“Imaginem se todos que, a princípio, não têm condições financeiras para criar seus filhos optassem por matá-los, como se fazia antigamente… Ainda que o feto seja especial, resultado de estupro, a vida sobrepõe!”, postou a nova  secretária executiva, na época.

Além de assessora especial de Damares, Terezinha foi também diretora de Coordenadora Geral de Atenção Integral à Gestante e à Maternidade e Diretora de Promoção da Dignidade da Mulher no ministério durante o governo Bolsonaro. Em 2012, ela foi candidata a vereadora na capital paulista pelo PSC.

Ela é formada em Ciências Jurídicas pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), com duas especializações na mesma área pela Escola Paulista de Direito (EPD).

Segundo o Palácio dos Bandeirantes informou em nota, a contratação da nova secretária executiva é “uma nomeação técnica assim como todas as demais realizadas pela pasta”. “A nova secretaria foi instituída pela atual gestão para, de acordo com a legislação vigente, fortalecer e ampliar as políticas públicas em prol das mulheres”, informa o texto.

Nesta semana, a secretária Sonaira também fez um comentário público relacionado a aborto. Ela criticou a decisão do Brasil de sair do Consenso de Genebra, uma aliança internacional que atua contra o aborto e a favor do papel da família na sociedade.

Durante o governo Bolsonaro, o Ministério da Saúde editou uma portaria determinando que hospitais tivessem de notificar a polícia em caso de mulheres vítimas de estupro que precisassem realizar o procedimento médico do aborto. Na última segunda-feira, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, revogou a portaria..

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPolítica

Você quer ficar por dentro das notícias de política e receber notificações em tempo real?