metropoles.com

Câmara de SP aprova desapropriação do Jockey para criação de parque

Projeto de autoria do presidente da Casa precisa de nova votação e abre caminho para novo parque de 586 mil m² na zona sul da capital

atualizado

Compartilhar notícia

Governo de São Paulo/Divulgação
Jockey Club de São Paulo
1 de 1 Jockey Club de São Paulo - Foto: Governo de São Paulo/Divulgação

São Paulo – Os vereadores de São Paulo aprovaram nesta quarta-feira (7/12), em primeira votação, um projeto de lei que autoriza a Prefeitura a desapropriar o terreno do Jockey Club, na Marginal do Pinheiros, zona sul, para a criação de um novo parque municipal.

O terreno, de 586 mil metros quadrados, equivale a quase um terço do tamanho do Parque do Ibirapuera, o mais conhecido da cidade. O projeto ainda precisa passar por nova votação antes de ser levado à sanção do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

O terreno do Jockey tem uma dívida de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) mais encargos de R$ 313 milhões, segundo dados do Cadastro da Dívida Ativa paulistano, e um valor venal de R$ 1,3 bilhão.

A proposta em discussão na Câmara é que, com a desapropriação do terreno, a Prefeitura abatesse o valor da eventual indenização à ser paga ao clube para tomar posse definitiva da área. Só depois disso o parque seria aberto.

O projeto aprovado pelos vereadores não detalha como seria paga a diferença entre o valor devido e o valor total do terreno. O texto teve parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça no fim de novembro.

O autor do projeto é o presidente da Câmara, Milton Leite (União), que pretende pautar a segunda votação do texto ainda neste ano.

O Jockey Club é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) desde 2010. Na gestão do prefeito João Doria (ex-PSDB), a Prefeitura chegou a negociar a desapropriação de parte do terreno do clube também para a criação de um parque.

A proposta de Doria previa a liberação de parte do terreno para construções. A direção do Jockey, entretanto, não chegou a um acordo.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPolítica

Você quer ficar por dentro das notícias de política e receber notificações em tempo real?