metropoles.com

Após descarrilamento, Tarcísio admite rever concessão das linhas 8 e 9

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas afirmou que falhas em trens nas linhas 8 e 9 são fruto de baixo investimento da ViaMobilidade

atualizado

Compartilhar notícia

Governo do Estado de São Paulo
Tarcísio de Freitas
1 de 1 Tarcísio de Freitas - Foto: Governo do Estado de São Paulo

São Paulo – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) admitiu nesta segunda-feira (23/1) que estuda encerrar o contrato de concessão das linhas 8 e 9 de trem com a ViaMobilidade após uma série de falhas, incluindo um descarrilamento na semana passada.

“Se eles não conseguirem se adequar, se eles não conseguirem prestar um serviço de qualidade nós vamos partir para a extinção [do contrato de concessão] e o governo do estado vai reassumir as linhas 8 e 9 e vai obviamente fazer os investimentos para prestar o serviço de qualidade”, disse o governador em entrevista à rádio BandNews.

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) ameaçou ir à Justiça para forçar o rompimento de contrato diante da quantidade de falhas apresentadas nas linhas. Em novembro de 2022, o MP já havia recomendado a rescisão da concessão. O prazo de resposta vence nesta quinta (26/1).

Falta de investimento

Para Tarcísio, as falhas significam falta de investimento: “Nossa leitura é de que está faltando investimento em sistema de comunicação, em sistema de controle, em composições”, disse ele durante a entrevista.

Em nota, a ViaMobilidade afirmou estar no primeiro ano de um contrato de concessão de 30 anos de duração e disse ter investido mais de R$ 1 bilhão de um total de R$ 3,8 bilhões previstos só para os três primeiros anos.

“Melhorias como revisão geral de trens, ação corretiva nos trilhos e inspeção das catenárias e rede aérea, por exemplo, já trazem resultados”, diz o texto. A concessionária acrescentou aguardar a chegada de 36 novos trens já contratados. que começam a chegar nos próximos meses.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPolítica

Você quer ficar por dentro das notícias de política e receber notificações em tempo real?