Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
São Paulo

Polícia investiga grupo de Catanduva por vídeo com saudação nazista

Grupo de homens de Catanduva gravou um vídeo realizando gesto semelhante à saudação nazista. Eles são investigados por incitação ao ódio

28/01/2025 15:02, atualizado 29/01/2025 13:06
Reprodução/x
Imagem colorida mostra grupo de homens de catanduva fazendo gesto parecido com o nazista. eles são investigados pela polícia - Metrópoles

São Paulo – Um grupo de dez homens de Catanduva, no interior de São Paulo, está sendo investigado pela Polícia Civil em razão de um vídeo em que eles aparecem realizando gestos semelhantes a uma saudação nazista (Ver abaixo).

Nas imagens, os homens erguem o braço esquerdo acima da cabeça, um gesto semelhante ao “sieg heil”, de saudação a Adolf Hitler.

Ao fundo do vídeo, toca a música “Amerika” da banda alemã Rammstein – grupo de caráter antifascista.

A gravação foi publicada em um perfil da cidade de Catanduva e repercutiu nas redes sociais. Pelo X, usuários começaram identificar os participantes, que deletaram os seus perfis pelas redes sociais após sofrerem ameaças.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles SP

O vídeo foi gravado no contexto do gesto feito pelo bilionário Elon Musk durante a posse do presidente americano, Donald Trump.

O caso é investigado como apologia ao crime, pelo 4º DP de Catanduva por meio de Inquérito Policial. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), diligências prosseguem para identificar os autores e esclarecer os fatos.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles SP

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Outro lado

Procurados pelo Metrópoles, a defesa contratada pelo grupo enviou uma nota de esclarecimento em que diziam que o vídeo foi gravado para ser enviado a um integrante do grupo que não estava presente.

A intenção era ironizar o gesto de Elon Musk, que explicou que seu gesto significaria “Receba o nosso coração”. A nota diz que o episódio ocorreu em um ambiente privado e viralizou após ser publicado e prontamente pagado por um dos integrantes do grupo.

O texto ainda dizia que “Diferentemente do que estamos sendo taxados por conta do vídeo, não temos e jamais tivemos qualquer relação com grupos ou ideologias extremistas e supremacistas. O vídeo, repita-se, não foi feito com intenções políticas ou ideológica, mas apenas como forma de interagir com o nosso amigo faltante do encontro”.