Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
São Paulo

Polícia faz operação contra quadrilha de chineses que aplicava golpes

Segundo a SSP, a quadrilha movimentou transações que ultrapassam R$ 50 milhões em pouco mais de um mês. Um foi preso e outro está foragido

18/09/2025 18:02
Compartilhar notícia
Divulgação/ Polícia Civil de São Paulo
Imagem colorida de viatura em frente a um prédio. Metrópoles

Uma operação chamada China Trick (Truque da China), realizada pela Polícia Civil de São Paulo, nesta quinta-feira (18/9), buscou desarticular uma quadrilha de chineses que aplicava golpes milionários usando falsos investimentos financeiros.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), os chineses moravam no Brasil, principalmente em São Paulo. Um dos homens foi preso e encaminhado à delegacia para prestar depoimento.


Como funcionavam os golpes

  • Ainda de acordo com a pasta, as investigações apontaram que os criminosos criaram grupos fictícios de investimentos, divulgados em redes sociais e usavam aplicativos fraudulentos.
  • Os investigados se apresentavam falsamente como vinculados a um grande banco digital para transmitir credibilidade.
  • As vítimas, espalhadas por diversas regiões do país, eram induzidas a investir quantias cada vez maiores.
  • No começo, elas recebiam dividendos para gerar confiança, porém, depois de investir valores maiores, a quadrilha bloqueava os resgates e desaparecia com o dinheiro.

Investigação

Até esta fase da investigação, a análise de pouco mais de um mês das movimentações financeiras do grupo já identificou transações que ultrapassaram os R$ 50 milhões.

A Justiça expediu um mandado de prisão e sete de busca e apreensão após as evidências expostas pela Polícia Civil, por meio do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e do Deinter 5.

As autoridades seguem com as buscas para localizar um foragido.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles SP

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters