metropoles.com

PM rebate acusação de Luisa Mell e nega maus tratos contra cavalo

PM rebate acusação da ativista Luisa Mell e nega maus tratos contra cavalo: “Jamais colocariam em risco a vida do animal”

atualizado

Compartilhar notícia

Valéria Nani/SSP
Cavalaria da PM de SP
1 de 1 Cavalaria da PM de SP - Foto: Valéria Nani/SSP

São Paulo – Uma publicação de Luisa Mell mobilizou o setor de Comunicação Social da Polícia Militar (PM) de São Paulo nesta quarta-feira (18/1).

Após a ativista usar as redes sociais para denunciar suposto maus tratos contra um cavalo, a corporação decidiu divulgar comunicado para defender os policiais: “Jamais colocariam em risco a vida do animal”.

O caso, que envolve um cavalo filmado em uma operação policial com a pata machucada, aconteceu há quase um ano, mas foi postado no Instagram de Luisa Mell na segunda-feira (16/1). “Mesmo mancando e ferido cavalo da polícia é montado e obrigado a trabalhar!”, diz a legenda.

No post, a ativista descreveu a situação assim: “Absurdo! Crueldade! Inacreditável”.

“Quando a polícia comete maus tratos eu chamo quem??? Bom… será que não chegou a hora de aposentarmos os cavalos da polícia?”

Resposta

Com mais de 103 mil curtidas e 17,5 mil comentários, a publicação gerou uma nota de esclarecimento da PM de São Paulo. “Todas as medidas tomadas foram pautadas na técnica e experiência de profissionais preparados para este tipo de situação”, diz a nota.

Segundo a corporação, o cavalo se chama Candango, pertence ao Regimento de Polícia Montada 9 de Julho (Cavalaria) e se feriu com estilhaços de uma garrafa arremessada durante um confronto entre torcidas. O episódio aconteceu na final do Mundial de Clubes, entre Palmeiras e Chelsea, em 12 de fevereiro de 2022.

“(Os policiais) avaliaram a situação do momento e tomaram todas as atitudes necessárias para uma resolução rápida e efetiva diante do perigo eminente”.

Convite

No comunicado, a PM afirmou “compromisso de combater os maus tratos a animais” e convidou a população a conhecer as dependências da Cavalaria. Segundo a nota, todos podem conferir a “rigorosa higienização das baias”, a “preocupação com a alimentação nutritiva dos animais” e até a enfermaria e sala de cirurgia dos animais.

“Estamos ansiosos para que venham nos conhecer e saber mais do trabalho desenvolvido pela Polícia Militar com os cavalos na proteção das pessoas”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?