Picada de escorpião: cidade em SP reforça combate após morte de menino
Bernardo de Lima Mendes, de 3 anos, morreu após levar uma picada de escorpião na terça-feira (31/3), em Conchal, no interior paulista
atualizado
Compartilhar notícia

Após o menino Bernardo de Lima Mendes, de 3 anos, ter morrido devido à uma picada de escorpião, a Secretaria de Saúde de Conchal, no interior de São Paulo, anunciou ações de combate aos animais no bairro Jardim Santa Luzia. A criança morava no bairro Esperança, bem distante de onde as medidas serão tomadas.
Ao Metrópoles, o pai de Bernardo, o tatuador Paulo Mendes, contou que o caso do filho não foi o primeiro na rua em que mora. Ele também citou picadas recentes de escorpiões também nos bairros Planalto, Santa Luzia e Jardim São Paulo.
Bernardo morreu na manhã da última quarta-feira (1º/4) na Santa Casa de Araras, após ter sido transferido para a cidade vizinha, já que não havia soro antiescorpiônico em Conchal, porque o hospital local não é de referência.
Picada de escorpião
Bernardo foi picado duas vezes enquanto estava dentro de casa, na área do fundo do quintal. Na hora da picada, o pai, matou o escorpião e encaminhou o filho ao hospital levando também o animal.
Ao chegar no Hospital e Maternidade Madre Vannini, o menino de 3 anos foi internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI), onde ficaria em observação durante 6 horas. Se os exames indicassem algo, seria pedido o soro antiescorpiônico, explicou o pai ao Metrópoles.
Cerca de 15 minutos após chegar na unidade de saúde, a criança começou a apresentar sintomas graves.
“A gente falava: ‘cara, não é normal. Meu filho está vomitando muito, suando, com deficiência cardíaca, salivação’, mas nada foi feito”, contou.
De acordo com o pai, os médicos só notaram a gravidade do estado de saúde de Bernardo após cerca de 3 horas de CTI e, neste momento, começaram a procurar vaga na Santa Casa de Araras, onde o soro estava disponível.
A Associação Filhas de São Camilo, por meio do Hospital e Maternidade Madre Vannini, manifestou pesar pelo óbito de Bernardo, transferido em caráter de urgência, na noite de 31 de março de 2026, para a Santa Casa de Araras – Hospital São Luiz.
Segundo a nota, durante o atendimento do menino, foram adotadas todas as medidas clínicas compatíveis com a capacidade da unidade, incluindo acolhimento, avaliações médicas, acesso venoso, analgesia, bloqueio anestésico, corticoterapia, soroterapia e suporte vasopressor, diante da evolução do quadro.
Ações de combate da Prefeitura
As medidas anunciadas pela Seção de Controle de Zoonoses de Conchal para combater os escorpiões no bairro Jardim Santa Luzia são o usp de cortina de fogo, cinturão químico e captura manual.
A Prefeitura alerta que, durante o período das ações, pode ocorrer aumento temporário no aparecimento dos animais. A gestão municipal reitera que a população tampe ralos e saídas de esgoto, mantenha o vaso sanitário fechado, evite andar descalça, verifique calçados, bem como roupas e toalhas antes de usá-los, afaste camas e berços da parede e redobre a atenção com crianças e idosos.
Além disso, a partir desta segunda-feira (6/4), será realizada dedetização em toda a rede de esgoto da cidade. A ação tem objetivo de controlar a proliferação tanto de escorpiões como de insetos.






