Passageiros da Linha 1-Azul aguardam fim da greve: "O jeito é esperar"
Mesmo sabendo da greve, passageiros do metrô se arriscaram no trajeto diário, mas encontraram acessos fechados; só CPTM têm operação parcial

São Paulo – Passageiros do Metrô de São Paulo e dos trens da CPTM se aglomeravam na Estação Luz, no centro da capital, no início da manhã desta terça-feira (3/10), enquanto aguardavam pela liberação da Linha 1-Azul, paralisada em razão da greve unificada convocada por funcionários das duas empresas.
Usuários da linha que tentavam chegar a seus postos de trabalho relataram medo de se atrasar e consideravam a possibilidade voltar para casa. A maior parte dos trabalhadores foi informada sobre a greve, mas decidiu tentar fazer o trajeto diário normalmente mesmo assim. Eles encontraram acessos e transferências fechados.
O pedreiro Marcelo Souza de 36 anos, disse que seu supervisor não apresentou uma alternativa de locomoção. Marcelo usou a Linha 4-Amarela, que não foi atingida pela greve, para chegar até a Estação da Luz, onde pretendia fazer a baldeação para a Linha 1-Azul e chegar até a Estação Armênia.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles SP
Frequência de envio: Diário
Ver todas“Eu avisei para os encarregado. Ele falou para ver o que vai resolver. Acabou não fazendo nada e eu tive que vir”, diz ele ao ao Metrópoles. “Preciso chegar 7h. Não vai dar tempo”.
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles SPDirceu dos Santos, de 45 anos, que também trabalha como pedreiro, afirma que precisa chegar a Vila Mariana. Ele diz que seu patrão disponibilizou Uber aos funcionários se a Linha 1-Azul não voltasse a funcionar.
A paralisação foi marcada em protesto contra o plano de concessões e privatizações do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) e terá adesão de funcionários da Sabesp, a companhia estadual de abastecimento de água e coleta de esgoto.
Veja situação das linhas
De acordo com o governo do estado, por volta de 5h30 o Metrô e a CPTM funcionavam da seguinte forma:
Metrô
• Linha 1- Azul: fechada
• Linha 2- Verde: fechada
• Linha 3-Vermelha: fechada
• Linha 15- Prata: fechada
CPTM – em operação parcial desde às 5h15
• Linha 7- Rubi: de Caieiras a Luz
• Linha 10- Turquesa: fechada
• Linha 11-Coral: de Guaianases a Luz
• Linha 12- Safira: fechada
• Linha 13- Jade: fechada
(Não há transferência aberta neste momento)
Apenas as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, da CPTM, administradas pela iniciativa privada, estão operando parcialmente.


























