Feriado de Páscoa tem 59 afogamentos e 2 mortos no litoral de SP
Um homem de 49 anos morreu após entrar no mar para ajudar crianças e ser arrastado pela correnteza em Ubatuba, no litoral norte
atualizado
Compartilhar notícia

Dois homens morreram afogados em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, durante o feriado prolongado de Páscoa, segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar). Equipes foram acionadas para atender 59 ocorrências de afogamento no litoral paulista e salvaram 89 vítimas desde a quinta-feira (2/4).
Uma das vítimas morreu na manhã desse domingo (5/4), na Praia das Toninhas. De acordo com familiares, o homem de 49 anos teria entrado no mar na tentativa de auxiliar crianças que apresentavam dificuldades para retornar à faixa de areia. Ele acabou sendo arrastado pela correnteza e se afogou.
Equipes de resgate do GBMar foram acionadas ao local, por volta das 8h50, e, ao chegarem, encontraram o homem em estado grave. Ele passou por procedimentos de reanimação cardiopulmonar, chegou a apresentar melhora, mas sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu durante transporte para uma unidade de suporte avançado.
O homem era de Patrocínio de Minas, em Minas Gerais. A outra vítima de afogamento não teve mais informações divulgadas.
Ao todo, foram registrados 32 casos de afogamento no litoral norte e 27 no litoral sul. A cidade de Guarujá, na costa sul, registrou o maior número de ocorrências (19) e vítimas salvas (32).
Veja o número de ocorrências:
Guarujá:
Ocorrências de afogamento: 19
Vitimas salvas: 32
Bertioga:
Ocorrências de afogamento: 6
Vitimas salvas: 9
Praia Grande:
Ocorrências de afogamento: 4
Vitimas salvas: 4
Mongaguá:
Ocorrências de afogamento: 2
Vitimas salvas: 2
Ilhabela:
Ocorrências de afogamento: 2
Vitimas salvas: 2
São Sebastião:
Ocorrências de afogamento: 12
Vitimas salvas: 19
Ubatuba:
Ocorrências de afogamento: 9
Vitimas salvas: 11
Óbitos por afogamento: 2
Itanhaém:
Ocorrências de afogamento: 5
Vitimas salvas: 10
Ilha Comprida:
Ocorrências de afogamento: 1
Vitimas salvas: 1
Total
- Ocorrências de afogamento: 59
- Vítimas salvas: 89
- Óbitos por afogamento: 2
- Vítimas desaparecidas: 0
Prevenção
Para evitar ainda mais afogamentos, equipes do GBMar realizaram 23.356 ações de orientação no litoral paulista. As recomendações consistem na sinalização das praias, conscientização dos banhistas, além de monitoramento e ronda.
- Conscientização: Guardas-vidas orientam os banhistas sobre os riscos das correntes de retorno, buracos e locais perigosos (como costões).
- Sinalização das praias: Instalação de placas e bandeiras de alerta (especialmente as bandeiras vermelhas) para indicar áreas de risco elevado.
- Monitoramento e rondas: Vigilância constante, utilizando torres de observação, quadriciclos, embarcações e, às vezes, monitoramento por câmeras para identificar perigos precocemente.
- Educação de Banhistas: Orientações sobre o perigo de ingerir bebidas alcoólicas antes de entrar na água e sobre a supervisão de crianças.
