Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
São Paulo

Orla de Santos será "zona de segurança máxima" com policiamento 24 h

Implementação de "zona de segurança máxima" em orla de Santos é 1ª medida anunciada por nova secretária de Segurança da cidade

28/06/2024 07:00
Compartilhar notícia
William Cardoso/Metrópoles
Policial trabalhando na orla de Santos - Metrópoles

São Paulo – A Secretaria Municipal de Segurança de Santos, no litoral paulista, vai anunciar, na tarde desta sexta-feira (28/6), reforço no efetivo policial da orla da cidade por meio da implementação de uma “zona de segurança máxima”.

O projeto é o primeiro da nova secretária de Segurança de Santos, a delegada Raquel Gallinati, e prevê policiamento 24 horas por dia da Guarda Municipal, de responsabilidade da Prefeitura.

A orla santista possui alguns dos pontos mais movimentados da cidade e já conta com câmeras de vigilância instaladas ao longo dos seus 7 km de extensão. Para garantir a permanência dos guardas municipais na área, a pasta aguarda a contratação de 200 novos agentes, que serão selecionados por meio de um concurso em andamento desde o ano passado. Atualmente, há 450 guardas municipais na cidade.

Proporcionalmente, a cidade tem quase o dobro de agentes por habitantes em relação à capital paulista. Em Santos, a média é de 928 munícipes para cada guarda metropolitano. Já na capital, são 1,7 mil pessoas para cada agente disponível.

Os detalhes serão divulgados em entrevista coletiva marcada para às 17h desta sexta-feira no centro da cidade.

Santos na mira

Embora o policiamento geralmente seja de responsabilidade do Estado, que detém o comando das forças de segurança como a Polícia Militar e a Polícia Civil, a gestão do prefeito Rogério Santos (Republicanos) tem buscado imprimir uma marca própria na Segurança Pública no ano em que tentará a reeleição à Prefeitura santista.

As novas ações da guarda metropolitana são anunciadas após o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) ter dedicado especial atenção à Baixada Santista. O Metrópoles detalhou, por meio de uma série de reportagens intitulada “Baixada Sangrenta”, a atuação truculenta da PM no governo Tarcísio, com mais de 100 pessoas assassinadas na região.

Orla de Santos será “zona de segurança máxima” com policiamento 24 h - destaque galeria
15 imagens
Soldado Samuel Wesley Cosmo, no batalhão da Rota na capital paulista
Soldado da Rota foi o segundo PM morto no litoral paulista neste ano
Kennedy Cosmo e Samuel Wesley Cosmo
Policial militar de São Paulo Samuel Wesley Cosmo, soldado lotado nas Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota)
Família pede doações a viúva e filhas de soldado da Rota morto
Kaique da Silva Coutinho, conhecido como “Chip”, é apontado como autor dos disparos que mataram o soldado Cosmo, da Rota
1 de 15

Kaique da Silva Coutinho, conhecido como “Chip”, é apontado como autor dos disparos que mataram o soldado Cosmo, da Rota

Divulgação/SSP
Soldado Samuel Wesley Cosmo, no batalhão da Rota na capital paulista
2 de 15

Soldado Samuel Wesley Cosmo, no batalhão da Rota na capital paulista

Reprodução/Redes Sociais
Soldado da Rota foi o segundo PM morto no litoral paulista neste ano
3 de 15

Soldado da Rota foi o segundo PM morto no litoral paulista neste ano

Reprodução Redes Sociais
Kennedy Cosmo e Samuel Wesley Cosmo
4 de 15

Kennedy Cosmo e Samuel Wesley Cosmo

Reprodução
Policial militar de São Paulo Samuel Wesley Cosmo, soldado lotado nas Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota)
5 de 15

Policial militar de São Paulo Samuel Wesley Cosmo, soldado lotado nas Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota)

Reprodução
Família pede doações a viúva e filhas de soldado da Rota morto
6 de 15

Família pede doações a viúva e filhas de soldado da Rota morto

Reprodução/Redes Sociais
Orla de Santos será “zona de segurança máxima” com policiamento 24 h - imagem 7
7 de 15

Reprodução/PMSP
Orla de Santos será “zona de segurança máxima” com policiamento 24 h - imagem 8
8 de 15

Reprodução/PMSP
Orla de Santos será “zona de segurança máxima” com policiamento 24 h - imagem 9
9 de 15

Reprodução/PMSP
Orla de Santos será “zona de segurança máxima” com policiamento 24 h - imagem 10
10 de 15

Reprodução/PMSP
Orla de Santos será “zona de segurança máxima” com policiamento 24 h - imagem 11
11 de 15

Orla de Santos será “zona de segurança máxima” com policiamento 24 h - imagem 12
12 de 15

Reprodução/PMSP
Orla de Santos será “zona de segurança máxima” com policiamento 24 h - imagem 13
13 de 15

Reprodução/PMSP
Orla de Santos será “zona de segurança máxima” com policiamento 24 h - imagem 14
14 de 15

Reprodução/PMSP
Orla de Santos será “zona de segurança máxima” com policiamento 24 h - imagem 15
15 de 15

Reprodução/PMSP

A própria escolha de Gallinati, que tomou posse nesta semana, para comandar a área da Segurança Pública, é vista como um aceno do prefeito ao eleitorado bolsonarista – filiada ao PL, mesmo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, a delegada chegou a ser cotada por integrantes do partido para a vice do prefeito Ricardo Nunes (MDB) na capital.

No mesmo dia em que Gallinati tomou posse como secretária de Rogério Santos, a direção estadual do PL divulgou uma nota na qual afirma que filiados que ocuparem cargos comissionados na Prefeitura de Santos não representam apoio do partido à atual gestão.

A pré-candidata do PL à Prefeitura de Santos é a deputada federal Rosana Valle, que lidera as pesquisas de intenções de votos.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles SP

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters