Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
São Paulo

Neblina fecha porto e afeta balsas: "Parece que Santos tá sumindo"

Porto de Santos, o maior da América Latina, suspendeu atividades de navegação por mais de 2 horas; espera por balsa chegou a 1h40

30/04/2024 09:55, atualizado 30/04/2024 10:58
Compartilhar notícia
Reprodução/Redes Sociais
foto colorida de motociclistas na fila da balsa Santos-Guarujá, que não está funcionando devido à neblina - Metrópoles

São Paulo — As operações de navegação do Porto de Santos, o maior da América Latina, ficaram paralisadas das 7h as 9h20 desta terça-feira (30/4) em razão da forte neblina na cidade do litoral paulista. A travessia de balsas também foi afetada. Nas redes sociais, moradores de Santos relataram que as condições climáticas estavam fazendo o município “desaparecer”.

Neblina fecha porto e afeta balsas: “Parece que Santos tá sumindo” - destaque galeria
4 imagens
Neblina em Santos faz cidade "desaparecer"
Motociclistas na fila da balsa Santos-Guarujá, que não está funcionando devido à neblina
Pessoas na fila da balsa Santos - Guarujá, que opera com lentidão devido à neblina
Neblina em Santos
1 de 4

Neblina em Santos

Reprodução/Redes Sociais
Neblina em Santos faz cidade "desaparecer"
2 de 4

Neblina em Santos faz cidade "desaparecer"

Reprodução/Redes Sociais
Motociclistas na fila da balsa Santos-Guarujá, que não está funcionando devido à neblina
3 de 4

Motociclistas na fila da balsa Santos-Guarujá, que não está funcionando devido à neblina

Reprodução/Redes Sociais
Pessoas na fila da balsa Santos - Guarujá, que opera com lentidão devido à neblina
4 de 4

Pessoas na fila da balsa Santos - Guarujá, que opera com lentidão devido à neblina

Reprodução/Redes Sociais

De acordo com o Porto de Santos, a navegação foi suspensa entre 7h e 9h20. Nesse período, segundo o porto, “as operações portuárias nos terminais ocorreram normalmente”.

A travessia de balsas entre Santos e Guarujá também foi afetada por causa do tempo encoberto. Longas filas se formaram e a espera chegou a 1h40 — o tempo médio são 10 minutos. “Quase que não consigo atravessar hoje. Santos tá tomada por neblina”, relatou, na manhã desta terça-feira, uma usuária do X (antigo Twitter).

Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), o serviço de balsas foi paralisado entre 5h53 e 7h49 por causa do mau tempo, que prejudicou a visibilidade. Depois disso, a operação foi gradualmente retomada.

Por volta de 10h, a fila de espera era de 20 minutos nos dois sentidos, de acordo com a Semil. A operação é realizada com cinco embarcações.

“Rio-Santos pegando fogo”

Nas redes sociais, moradores da Baixada Santista fizeram piada com a situação. “Achei que a Rio-Santos tava pegando fogo… Era uma neblina baixíssima!!!”, disse uma usuária do X (antigo Twitter).

“Que neblina é essa? Parece que Santos tá sumindo”, escreveu outra.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles SP

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters