Papa reconhece ativista acamada por quase 50 anos como venerável

Papa Leão XIV reconheceu Maria de Lourdes Guarda, de Salto, no interior de SP, como venerável. Ela era ativista de pessoas com deficiência

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Material cedido ao Metrópoles
Papa Leão XIV reconheceu Maria de Lourdes Guarda, de Salto, no interior de SP, como venerável. Ela era ativista de pessoas com deficiência - Metrópoles
1 de 1 Papa Leão XIV reconheceu Maria de Lourdes Guarda, de Salto, no interior de SP, como venerável. Ela era ativista de pessoas com deficiência - Metrópoles - Foto: Material cedido ao Metrópoles

A ativista Maria de Lourdes Guarda foi reconhecida como venerável pelo Papa Leão XIV durante uma audiência concedida no dia 21 de novembro ao cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos.

Maria de Lourdes, de Salto, no interior de São Paulo, viveu quase 50 anos acamada e dedicou sua vida à defesa de pessoas com deficiências.

Nascida em 1926, Maria de Lourdes enfrentou, desde a juventude, uma séria lesão na coluna que, aos 21 anos, a deixou paralisada da cintura para baixo. Ao longo dos 48 anos que viveu entre hospitais e a própria casa, ela transformou sua doença em uma missão.

Papa reconhece ativista acamada por quase 50 anos como venerável - destaque galeria
2 imagens
Papa reconhece ativista acamada por quase 50 anos como venerável - imagem 2
Papa reconhece ativista acamada por quase 50 anos como venerável - imagem 1
1 de 2

Reprodução/ Vatican News
Papa reconhece ativista acamada por quase 50 anos como venerável - imagem 2
2 de 2

Reprodução/ Vatican News

Em contato com as Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, a ativista transformou seu quarto de hospital em um ponto de referência para encontros, partilhas e orientações espirituais. Mesmo sofrendo com doenças renais e uma grave gangrena que levou à amputação de uma perna, jamais deixou de acolher quem a procurava.

Durante 10 anos, ela coordenou nacionalmente a Fraternidade das Pessoas com Deficiência, empenhando-se pela inclusão social, pelo reconhecimento dos direitos das pessoas com deficiência e pela formação de agentes pastorais.

Maria de Lourdes Guarda faleceu em 5 de maio de 1996, vítima de um câncer na bexiga.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?