metropoles.com

MP dá parecer contrário à prisão de aluna da USP indiciada por desvios

MP devolveu inquérito à Polícia Civil e pediu que sejam colhidas novas representações criminais das vítimas; órgão vê crime de estelionato

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/USP
imagem colorida mostra aluna da USP acusada de desvio de dinheiro; ela é uma mulher branca, de cabelo liso. ela está sorrindo - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra aluna da USP acusada de desvio de dinheiro; ela é uma mulher branca, de cabelo liso. ela está sorrindo - Metrópoles - Foto: Divulgação/USP

São Paulo – Após receber o inquérito policial que apura o desvio de quase R$ 1 milhão do fundo de formatura por parte da estudante da USP Alicia Dudy Muller, de 25 anos, o Ministério Público de São Paulo (MPSP) deu parecer contrário ao pedido de prisão preventiva da jovem.

A promotoria ainda solicitou o retorno da investigação à Polícia Civil e pediu que sejam colhidas representações criminais de cada uma das vítimas.

Alicia foi indiciada por cometer, por nove vezes, o crime de apropriação indébita, segundo a polícia. Ela confessou ter desviado R$ 937 mil da comissão de formatura da 106ª turma da Faculdade de Medicina da USP.

A estudante teria feito nove saques da conta da empresa de formaturas responsável por gerir o dinheiro.

O promotor Fabiano Pavan Severiano entendeu, no entanto, que as condutas narradas no inquérito se referem a crime de estelionato e não de apropriação indébita, como apontado pela investigação do 16º Distrito Policial.

O MP pediu ainda que sejam apresentados os prejuízos individuais de cada estudante que tenha sido lesado.

“Diferentemente do que ocorre em relação à apropriação indébita, no estelionato a lei exige representação criminal dos ofendidos para oferecimento de denúncia contra a autora dos fatos”, afirmou o MPSP, em nota.

No depoimento à polícia, Alicia afirmou que gastou parte do dinheiro em benefício próprio, com aluguéis de carro e apartamento, além de compras de aparelhos eletrônicos.

A quebra de sigilo bancário feita na investigação também constatou um salto de 150% no valor da fatura do cartão de crédito da jovem, após os saques.

 

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?