Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
São Paulo

Morte de peixes no rio Piracicaba pode dar multa de R$ 50 mi a usina

Prefeitura acionou o Ministério Público para investigar a morte de milhares de peixes no rio Piracicaba. Cetesb prevê multa de até R$50 mi

11/07/2024 10:37
Compartilhar notícia
Centro de Comunicação Social/Prefeitura de Piracicaba
Imagem colorida de peixes mortos às margens do rio Piracicaba

São Paulo — A Prefeitura de Piracicaba, no interior de São Paulo, acionou o Ministério Público (MPSP) nessa quarta-feira (10/7) para investigar a morte de milhares de peixes no rio Piracicaba, no último domingo (7).

Após coletar amostras de água do rio, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) identificou como causa da morte dos animais (assista abaixo) o despejo irregular de resíduos industriais conduzido pela Usina São José S/A Açúcar e Álcool no Ribeirão Tijuco Preto, que deságua no rio.

De acordo com a Cetesb, é prevista multa no valor de até R$ 50 milhões aos responsáveis pelo crime ambiental. Porém, a companhia aguarda a conclusão das análises laboratoriais das amostras recolhidas, “para embasar o processo administrativo que definirá a penalidade a ser aplicada à Usina São José”, afirmou em nota.

O laudo das coletas para análises laboratoriais feitas no rio, com os dados específicos, está previsto para ficar pronto na próxima terça-feira (16), segundo a Cetesb.

A companhia afirmou, ainda, que equipes da companhia monitoram a operação da usina responsável pelo problema para evitar novos despejos. O Metrópoles procurou a empresa, que não se pronunciou até a publicação da matéria. O espaço permanece aberto.

Em nota, a Prefeitura de Piracicaba informou que pretende exigir da Usina o repovoamento da população dos peixes, com a soltura de alevinos (peixes recém-eclodidos dos ovos) no rio. 

Dados do Sistema de Monitoramento da Qualidade da Água (SIMQUA) da Cetesb mostram que nessa quarta (10) a concentração de oxigênio dissolvido na água do Rio Piracicaba estava normalizada. Isso porque a fonte de poluição, que causou a mortandade dos peixes, foi eliminada na última segunda (8).

A substância, que continha alta carga orgânica, atingiu área de 42km de extensão, entre o local do lançamento no ribeirão até o leito do Rio Piracicaba, na região da Rua do Porto. 

Força-tarefa

Na manhã desta quinta-feira (11/7), a Prefeitura estabeleceu a criação de uma força-tarefa para limpeza e retirada dos peixes do rio.

Morte de peixes no rio Piracicaba pode dar multa de R$ 50 mi a usina - destaque galeria
3 imagens
Milhares de peixes morrem no rio Piracicaba após despejo de resíduos industriais
Milhares de peixes são encontrados mortos às margens do Rio Piracicaba
Com o uso de barcos e caiaques, a equipe deve iniciar o trabalho entre esta quinta (11) e sexta-feira (12), para recolhimento dos peixes
1 de 3

Com o uso de barcos e caiaques, a equipe deve iniciar o trabalho entre esta quinta (11) e sexta-feira (12), para recolhimento dos peixes

Centro de Comunicação Social/Prefeitura de Piracicaba
Milhares de peixes morrem no rio Piracicaba após despejo de resíduos industriais
2 de 3

Milhares de peixes morrem no rio Piracicaba após despejo de resíduos industriais

Centro de Comunicação Social/Prefeitura de Piracicaba
Milhares de peixes são encontrados mortos às margens do Rio Piracicaba
3 de 3

Milhares de peixes são encontrados mortos às margens do Rio Piracicaba

Reprodução/Redes Sociais

Participam da ação a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), a Defesa Civil, a Polícia Militar Ambiental, o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), entre outras entidades.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles SP

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters