Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
São Paulo

Mensagem pode ser pista para desvendar desaparecimento de mulher em SP

Polícia suspeita que mensagem enviada a uma amiga horas após sumiço pode não ter sido escrita por Amanda Lara, desaparecida há nove dias

14/03/2024 06:48, atualizado 14/03/2024 11:50
Compartilhar notícia
Reprodução/Redes Sociais
Imagem de mulher com cabelo castanho e óculos de armação preta, sorrindo - Metrópoles

São Paulo — A mensagem enviada a uma amiga pode ser a pista para a polícia desvendar o paradeiro de Amanda de Castro Lancha Lara, de 31 anos, desaparecida há nove dias em São Paulo. O carro dela foi encontrado carbonizado na noite de terça-feira (12/3), na rodovia Via Parque, Vila Santo Henrique, na zona leste.

Mensagem pode ser pista para desvendar desaparecimento de mulher em SP - destaque galeria
7 imagens
Amanda de Castro Lancha Lara, de 31 anos, desapareceu em SP após deixar os filhos com uma amiga
Amanda, de 31 anos, está desaparecida desde o dia 5 de março
Amanda, de 31 anos, está desaparecida desde o dia 5 de março
Amanda, de 31 anos, está desaparecida desde o dia 5 de março
Amanda Lancha
Amanda de Castro Lancha Lara, de 31 anos, desapareceu em SP após deixar os filhos com uma amiga
1 de 7

Amanda de Castro Lancha Lara, de 31 anos, desapareceu em SP após deixar os filhos com uma amiga

Reprodução/Redes Sociais
Amanda de Castro Lancha Lara, de 31 anos, desapareceu em SP após deixar os filhos com uma amiga
2 de 7

Amanda de Castro Lancha Lara, de 31 anos, desapareceu em SP após deixar os filhos com uma amiga

Reprodução/Redes Sociais
Amanda, de 31 anos, está desaparecida desde o dia 5 de março
3 de 7

Amanda, de 31 anos, está desaparecida desde o dia 5 de março

Reprodução/Redes Sociais
Amanda, de 31 anos, está desaparecida desde o dia 5 de março
4 de 7

Amanda, de 31 anos, está desaparecida desde o dia 5 de março

Reprodução/Redes Sociais
Amanda, de 31 anos, está desaparecida desde o dia 5 de março
5 de 7

Amanda, de 31 anos, está desaparecida desde o dia 5 de março

Reprodução/Redes Sociais
Amanda Lancha
6 de 7

Amanda Lancha

Redes sociais
Família divulga foto de Amanda nas redes sociais
7 de 7

Família divulga foto de Amanda nas redes sociais

Reprodução/Redes Sociais

Antes de desaparecer, ela deixou os dois filhos — meninos de 5 e 10 anos — com a amiga com quem morava, em Itaquera, também na zona leste.

Amanda saiu de casa por volta de 15h, no último dia 5, sem dizer para onde iria. Em depoimento à polícia, a amiga disse que a mulher sempre atendia as ligações e respondia mensagens, pois era extremamente preocupada com os filhos.

De acordo com informações do SBT, no mesmo dia, por volta de 20h, Amanda mandou uma mensagem para a amiga: no texto, ela pedia para avisar aos filhos que, assim que ela chegasse, ia preparar um lanche para eles comerem.

Depois disso, a mulher não respondeu mais ligações ou mensagens. O comportamento atípico fez com que a amiga, rapidamente, percebesse que havia algo errado e avisasse os familiares de Amanda.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles SP

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Para a polícia, a mensagem enviada às 20h pode não ter sido escrita por Amanda e seria uma maneira de despistar um possível crime. A pessoa responsável pelo desaparecimento pode ter feito isso para “ganhar tempo”.

O desaparecimento de Amanda está sendo investigado pela 5ª Delegacia de Pessoas Desaparecidas da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Sobre o carro carbonizado, um Gol branco, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) disse que foram solicitados exames ao Instituto de Criminalística e que o caso foi registrado como incêndio no 24° Distrito Policial da Ponte Rasa.

Quem é Amanda

Natural de Santos, no litoral paulista, Amanda morava há dois anos em Itaquera com os dois filhos e uma amiga. Segundo familiares, ela não trabalhava e recebia ajuda financeira do ex-marido, pai das crianças.

Nas redes sociais, ela costuma publicar fotos ao lado dos filhos. Em uma postagem de setembro do ano passado, ela se declarou aos meninos e também falou da mãe.

“Com vocês dois eu aprendi o que significa a palavra amor, com nossas incontáveis experiências, nossos dias bons e nossos dias ruins, eu sou grata por ter amadurecido, e por vocês dois terem me escolhido. Eu amo vocês incondicionalmente.”

Sobre a mãe, Amanda disse que é ainda “mais grata”, pois ela “me ensinou desde pequena como educar com amor, impor respeito e ser mais do que uma mãe, uma amiga, uma protetora”.