metropoles.com

Lula entrega obra em SP e encara novo protesto por verba para educação

Assim como aconteceu na sexta-feira, presidente Lula foi recebido por manifestantes em Guarulhos; protesto pedia verba para educação e saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Ricardo Stuckert / Presidência da República
lula alencar santana guarulhos
1 de 1 lula alencar santana guarulhos - Foto: Ricardo Stuckert / Presidência da República

São Paulo — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entregou obras na Rodovia Presidente Dutra, em Guarulhos, na Grande São Paulo, na manhã deste sábado (25/5), sob novo protesto de alunos e servidores grevistas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Instituto Federal do estado.

Na sexta-feira (24/5), o presidente já havia sido alvo de manifestantes durante um evento em Araraquara, no interior paulista.

Aos gritos de “Do arcabouço eu abro mão, quero dinheiro para saúde e educação”, o grupo reivindicou mais recursos para as instituições de ensino, que enfrentam uma greve de servidores desde abril.

0

A falta de verba para as universidades também tem sido criticada pelos próprios reitores das instituições. Nesta semana, a reitora da Unifesp afirmou à Folha de S. Paulo que a universidade só tem verba para custear as despesas básicas até setembro deste ano.

Os manifestantes também levantaram faixas contra o Novo Ensino Médio.

Ao subir ao palco para discursar, Lula respondeu ao grupo incentivando os manifestantes a seguirem lutando pela área.

“Nunca deixem de reivindicar, nunca baixem a cabeça e nunca se conformem porque é somente com muita luta que o povo consegue ser ouvido neste país”, disse o presidente.

Lula também afirmou que “há pouco tempo” estudantes e professores não podiam fazer protestos durante eventos como aquele, momento em que cometeu um ato falho, chamando a cerimônia de “comício”.

“Que bom que vocês podem vir no ‘comício do Lula’ e levantar um cartaz dizendo que estão de greve. Que maravilha que é garantir o evento democrático das pessoas lutarem”, disse o presidente.

Na cerimônia, Lula citou investimentos da gestão em educação, como a criação do programa Pé de Meia e a expansão dos institutos federais, e disse que sua gestão continuará empenhando atenção na área.

No palco, junto com o presidente, estavam o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), os ministros dos Transportes, Renan Filho (MDB), das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), e do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira (PT), além do deputado federal Alencar Santana (PT-SP), pré-candidato à Prefeitura de Guarulhos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?