Leci Brandão é outorgada Doutora Honoris Causa da UFSCar
Cantora, compositora e deputada estadual Leci Brandão (PCdoB) é a primeira mulher negra a receber a honraria da universidade
atualizado
Compartilhar notícia

A cantora, compositora e deputada estadual Leci Brandão (PCdoB) recebeu a outorga do título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A cerimônia, realizada pelo Conselho Universitário (ConsUni), foi aberta ao público e aconteceu no campus da instituição, no interior de São Paulo, nessa quarta-feira (10/12).
A artista, que foi a primeira mulher negra a receber a honraria pela universidade, chamou a ocasião de “um dos momentos mais marcantes” da sua trajetória.
“Carrego esse marco com profunda emoção, respeito e responsabilidade. Agradeço à universidade, ao conselho que concedeu a homenagem e a todos que caminham comigo nessa história construída com música, afeto e luta”, escreveu Leci nas redes sociais.
Na cerimônia, Leci iniciou seu discurso cantando: “Que Deus lhe pague, que Deus lhe ajude. Que Deus lhe dê felicidade e saúde”. Aos 81 anos, ela comentou estar se sentindo fraca e disse que não sabia se conseguiria estar presente na sessão solene.
“Eu sou nascida em Madureira [Rio de Janeiro], na estrada da Portela, e eu jamais poderia imaginar que um dia Deus ia determinar que eu ia mudar de lugar, ou seja, geograficamente é diferente, mas aqui, em São Carlos, aqui nessa universidade, eu tô tendo a oportunidade de ter um reconhecimento que eu jamais poderia imaginar que fosse ter na minha vida”, afirmou Leci.
A sessão solene foi transmitida na íntegra no canal da universidade no YouTube
Doutora Honoris Causa
A concessão do título à Leci foi aprovada pelo ConsUni em 27 de junho, com 39 votos favoráveis e uma abstenção.
Segundo a universidade, o título é atribuído a “pessoas que atuam no avanço e na promoção do conhecimento e que desenvolvem ações que causam impacto social e político, especialmente em temas como educação, direitos humanos, igualdade e inclusão”.
Os docentes destacaram as atuações artística e política de Leci Brandão, “que simbolizam a resistência e a representatividade negra no Brasil”.
Outras personalidades e intelectuais já ganharam o título da UFSCar, como a psicóloga Carolina Bori (1924 – 2004), o escritor Raduan Nassar e o educador Demerval Saviani.








