Jovem morre baleado na cabeça após ser perseguido por GCMs. Veja vídeo
Imagens obtidas pelo Metrópoles mostram um homem deixando um objeto semelhante a uma arma ao lado de outro jovem suspeito
atualizado
Compartilhar notícia

Um jovem de 22 anos morreu baleado na cabeça após ser perseguido por guardas civis municipais (GCM) de São Caetano do Sul, nesse domingo (7/6). A perseguição começou em São Caetano, na Grande São Paulo, e terminou com o garoto morto, na Vila Prudente, zona leste da capital paulista.
Segundo a Secretaria da Segurança de São Caetano do Sul, a ação começou após uma equipe da GCM identificar dois indivíduos em uma motocicleta com indícios de adulteração. Os agentes teriam emitido sinais luminosos e sonoros de ordem de parada, porém não foram respeitados pelos rapazes.
Na sequência, se iniciou uma perseguição que durou até a região da Vila Prudente, onde os rapazes teriam sacado uma arma, conforme a GCM, e os guardas intervieram com tiros. Emerson dos Santos, de 22 anos, estava na garupa e morreu baleado. Enquanto João Carlos, que conduzia a moto, também foi atingido e está internado.
A família de Emerson afirma, porém, que os jovens estavam desarmados e não acataram a ordem de parada por estarem sem a documentação da moto. Um vídeo obtido pelo Metrópoles mostra um homem se aproximando de João Carlos já rendido no asfalto e deixando um objeto semelhante a uma arma ao lado dele (veja vídeo acima).
Em nota à imprensa, a Secretaria da Segurança de São Caetano relatou que “a arma deixada por um cidadão junto ao GCM é do próprio GCM e caiu durante a perseguição”, descartando qualquer possibilidade da arma ter sido plantada. “A versão de que o cidadão seria um policial à paisana e que teria deixado uma arma ‘aleatória’ no local em tentativa de atribuir o seu uso ao homem abordado (ferido) é absolutamente inverídica”, concluiu a pasta.
Procurada pela reportagem, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que o caso foi registrado no 42º Distrito Policial (Parque São Lucas) como localização/apreensão de veículo, adulteração de sinal de veículo automotor, tentativa de homicídio e morte decorrente de intervenção policial. A ocorrência é investigada pelo 56º DP (Vila Alpina).
Diligências são realizadas visando o esclarecimento de todas as circunstâncias dos fatos. A motocicleta com placa adulterada, a arma supostamente utilizada pelos suspeitos e as armas dos guardas civis foram apreendidas e encaminhadas para perícia.