metropoles.com

Iphan acompanha novos achados arqueológicos na Linha 6-Laranja

Vestígios foram encontrados nas imediações da futura Estação 14 Bis, na Bela Vista, área que abrigou o Quilombo Saracura no século 19

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Linha Uni
foto colorida do canteiro de obras da futura estação 14 Bis, da Linha 6-Laranja do Metrô, onde foram encontrados vestígios arqueológicos - Metrópoles
1 de 1 foto colorida do canteiro de obras da futura estação 14 Bis, da Linha 6-Laranja do Metrô, onde foram encontrados vestígios arqueológicos - Metrópoles - Foto: Divulgação/Linha Uni

São Paulo — A descoberta de novos achados arqueológicos nas obras da linha 6-Laranja do Metrô levou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a reforçar as orientações de acompanhamento e contenção da área para preservação das peças.

Os vestígios foram encontrados no canteiro de obras da futura Estação 14 Bis, na Bela Vista, região central de São Paulo (foto de destaque).

A área concentra achados do Quilombo Saracura, estabelecido por volta de 1889 para abrigar escravos negros fugitivos. O sítio foi cadastrado no ano passado, durante trabalhos de monitoramento arqueológico.

Nas primeiras escavações foram encontrados, a 3 metros de profundidade, couro de sapatos, peças de louça e cerâmica, fragmentos de vidro e de material construtivo, entre outros objetos (veja abaixo).

0

Na época, a empresa A Lasca considerou que os vestígios eram de “alta relevância” e foi autorizada pelo Iphan a realizar, emergencialmente, o resgate do sítio arqueológico.

As obras da Linha 6 chegaram ser interrompidas por um período, mas foram retomadas e agora seguem normalmente.

Em relação aos novos achados, a orientação do Iphan é para que o órgão possa fazer o acompanhamento arqueológico dos trabalhos, além de solicitar à Linha Uni, concessionária responsável pela construção e operação da futura linha 6-Laranja, a contenção da área descoberta. O andamento das obras da Linha 6 não será afetado.

Em nota ao Metrópoles, a Linha Uni informou que a pesquisa arqueológica dos novos vestígios está em curso e que espera poder “contribuir com novas informações acerca da história da ocupação e urbanização do Bixiga”.

Ainda segundo a Linha Uni, os estudos arqueológicos seguem orientação do Iphan e seu conteúdo “vem sendo compartilhado através do Programa de Educação Patrimonial”, a fim de que a pesquisa cumpra a sua função social.

O que diz o Iphan

Também em nota ao Metrópoles, o Iphan esclareceu que as estruturas reveladas em escavação da pesquisa arqueológica nas obras da Linha 6-Laranja “podem estar relacionadas a diferentes etapas da canalização do Córrego Saracura”.

Os trabalhos no local têm sido pensados e realizados, segundo o órgão, “a partir da construção contínua de diálogo com a concessionária responsável pela obra e o Movimento Mobiliza Saracura/Vai-Vai”.

“Paralisações temporárias podem ser recomendadas a depender das soluções acordadas”, informou a nota. O Iphan pediu à Linha Uni que informe se os novos achados podem ser preservados no local. “A partir desse documento, as possibilidades serão avaliadas”, disse o órgão.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?