metropoles.com

Inverno mais quente da história de São Paulo termina com novo recorde

Inmet informou que foi registrada temperatura de 34,7° C, a maior do ano, às 15h no Mirante de Santana; calor vai aumentar no fim de semana

atualizado

Compartilhar notícia

William Cardoso/Metrópoles
foto colorida mostra idoso correndo sob o sol em trecho da Avenida Paulista - Metrópoles
1 de 1 foto colorida mostra idoso correndo sob o sol em trecho da Avenida Paulista - Metrópoles - Foto: William Cardoso/Metrópoles

São Paulo – No último dia do inverno, a cidade de São Paulo registrou, às 15h desta sexta-feira (22/9), a temperatura mais alta do ano. A marca foi de 34,7° C no Mirante de Santana, zona norte da capital. O recorde anterior é do último domingo (17/9), quando os termômetros chegaram a 33,7° C.

0

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) , o inverno deste ano em São Paulo entra para a história como o mais quente de todos os tempos. A média das temperaturas máximas foi de 29,5°C – normalmente, essa média é de 23,6°C, considerando a série histórica. No ano passado, a média das máximas foi de 24,7° C.

O recorde desta sexta-feira está prestes a ser batido novamente. Segundo o Inmet, as temperaturas devem ser ainda mais altas na capital neste sábado (23/9) – dia em que a primavera terá início, exatamente às 3h50.

No domingo (24/9), a previsão é que o calor seja mais intenso. Os termômetros devem marcar entre 19° C e 38° C.

Além disso, no interior do estado, a previsão é que as marcas superem 40° C no sábado (23/9) e no domingo (24/9), fazendo o clima se assemelhar a um “caldeirão”.

Alerta vermelho

Por causa do aumento gradual das temperaturas, o Inmet elevou para “vermelho” (veja abaixo) o nível de alerta em São Paulo e outros 10 estados (Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, Maranhão e Tocantins), além do Distrito Federal. O alerta prossegue até a próxima terça-feira (26/9), às 18h.

foto colorida mostra mapa do Inmet com aviso de alerta vermelho em 11 estados e no DF em razão da onda de calor - Metrópoles
Mapa do Inmet mostra aviso de alerta vermelho em 11 estados e no DF em razão da onda de calor

O aviso do Inmet corresponde a um aviso de “grande perigo”. Ele é emitido quando um fenômeno meteorológico é considerado de intensidade excepcional. Nessas situações, as temperaturas podem ficar 5 °C acima da média para o mês nas áreas afetadas.

Nessa quinta-feira (21/9), a Defesa Civil do estado também emitiu um alerta especial por causa do calor fora de época. O órgão orienta a população a se hidratar constantemente, manter os ambientes umidificados, evitar a exposição ao sol e a prática de exercícios físicos em ambientes abertos, especialmente no período entre 10h e 16h. O uso de protetor solar também é recomendado.

De acordo com o Inmet, o calor dará uma pequena trégua na segunda-feira (25/9), quando uma frente fria passará rapidamente pela faixa leste do estado – o que inclui a região metropolitana. Não haverá frio nem chuva forte. Na terça-feira (26/9), contudo, as temperaturas vão voltar a subir, como nesta semana.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?