Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2026São Paulo

Haddad para empresários: "O Brasil está bem endereçado"

Ex-ministro da Fazenda e candidato ao governo de São Paulo, Fernando Haddad participa de jantar com empresários nesta segunda

24/08/2026 20:15, atualizado 24/08/2026 20:29
Alessandra Ferreira/Metrópoles
Haddad para empresários: “O Brasil está bem endereçado”

Candidato ao governo de São Paulo e ex-ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) avaliou que o Brasil ainda precisa de algumas reformas, mas que o país está “bem endereçado”. Haddad participa nesta segunda-feira (24/8) de um jantar com empresários do setor da infraestrutura na capital paulista.

“Eu tenho conversado muito sobre Brasil e sobre São Paulo com os empresários e tá todo mundo muito apreensivo com a situação do estado, com a situação do país. E eu quero mostrar que, na minha opinião, o Brasil tá bem endereçado”, disse o petista. “Se a gente fizer, continuar prosperando na mesma direção que a gente tava, corrigindo distorções, fazendo reformas, como foi feita a reforma tributária, outras reformas são necessárias, mas eu tenho a impressão que sempre preservando o direito da base da pirâmide, em manter acesso ao serviço social”.

O ex-ministro da Fazenda voltou a criticar a gestão fiscal do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) à frente do governo de São Paulo, com a queda de investimento durante o mandato dele. “Caiu de R$ 76 bilhões para R$ 74 bilhões o acumulado do investimento em três anos. Com base em dados oficiais da própria Secretaria da Fazenda, constatou-se que houve uma diminuição do investimento em São Paulo. O problema não é nem só esse, é que isso aconteceu simultaneamente a uma queima do caixa e o que era superávit virou déficit, corrente”, disse.

Haddad ainda se comprometeu a revisar os contratos de concessão da Sabesp e de linhas de transporte por trilhos caso seja eleito governador de São Paulo.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles SP

Tempo de propaganda eleitoral

O candidato do PT ainda repercutiu a distribuição do tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão feita pelo Tribunal Regional de São Paulo (TRE-SP). Haddad ficará com 2 minutos e 39 segundos até o primeiro turno das eleições. Já Tarcísio terá terá 6 minutos e 20 segundos, mais que o dobro que o petista. “Só um dobro? Eu pensei que ia ser mais desproporcional ainda”, disse Haddad.

Nesta segunda, Haddad participou da sabatina do Portal Uol e do jornal Folha de S. Paulo e cancelou uma caminhada nesta tarde em São Miguel Paulista, na zona leste da capital, para chegar a tempo do jantar.