metropoles.com

É de graça! Galerias abrem as portas no Arte Circuito Jardim Europa

As galerias de arte participantes do evento têm programação especial e estendem o horário de visitação no sábado em São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

ana pigosso
imagem colorida Dan Galeria
1 de 1 imagem colorida Dan Galeria - Foto: ana pigosso

Separadas por cerca 1 km, oito galerias de arte do Jardim Europa, na zona oeste de São Paulo, se juntaram para promover a segunda edição do Arte Circuito Jardim Europa, evento gratuito que acontece neste sábado (19/11). O objetivo é incentivar a visitação e o acesso aos espaços.

Embora as galerias de arte não cobrem ingresso para visitação, aos sábados, boa parte fica aberta apenas meio expediente e a maioria, ainda que esteja aberta, mantém a porta fechada – o que pode inibir a entrada de visitantes pouco acostumados a frequentar esses ambientes.

A fim de atrair mais público, no sábado, o horário de visitação será estendido, das 11h às 17h, e haverá vans disponíveis para fazer o circuito entre os espaços ao longo de todo o dia. Algumas galerias estão com programação especial, confira:

Dan Galeria e Dan Contemporânea
A galeria está comemorando 50 anos. Em setembro, abriu um novo espaço dedicado à produção de arte recente, a Dan Contemporânea. Para celebrar este momento, inaugurou a exposição “As mais altas torres começam no solo”, dividida entre seus dois endereços. A casa, na rua Estados Unidos, apresenta projetos, estudos, maquetes e desenhos das obras presentes no espaço da rua Amauri. Fazem parte da mostra trabalhos de artistas como José Spaniol, Mira Schendel e Raquel Kogan.

Dan Galeria: rua Estados Unidos, 1638 – Jardim Europa. Dan Contemporânea: rua Amauri, 73 – Jardim Europa. Seg./sex.: 10h/18h, sáb.: 10h/13h. Site: dangaleria.com.br.

0

Galeria Lume
A galeria abriu as portas em 2011 e representa artistas com produções e de gerações bastante diversas – o fotógrafo Claudio Edinger, o vídeo-artista Carlos Nader e a pintora Renata Egreja estão entre os nomes do time da casa. No sábado, abre a mostra “Ensaio sobre o fim do mundo”, segunda individual da jovem Marina Hachem.

R. Gumercindo Saraiva 54 – Jd Europa. Seg./Sex. 10h/19h e Sáb. 11h/15h. Site: galerialume.com.

Galeria Marilia Razuk
Fundada em 1992, a galeria representa artistas nacionais e internacionais de diferentes gerações e estilos, como o gravurista Fabrício Lopez,  a pintora Renata Tassinari, e Julio Plaza, um dos expoente da arte conceitual. Quem visitar o espaço, no sábado, vai encontrar duas exposições: “Lugar de Passagem”, com obras inéditas do artista capixaba de origem síria Hilal Sami Hilal; e “Nuclear”, do gaúcho Marlon de Azambuja.

R. Jerônimo da Veiga, 131 – Itaim Bibi. Seg./Sex.: 10h30/19h, sáb.: 11h/16h. Site: galeriamariliarazuk.com.br.

Galeria Mario Cohen
A galeria foi a primeira da América Latina a se dedicar exclusivamente à fotografia. Fundada no Rio de Janeiro, em 2000, chegou a São Paulo em 2015. O time de fotógrafos representados pela galeria tem nomes de peso como Cristiano Mascaro, Sebastião Salgado e Otto Stupakoff. Sábado, a galeria abre seu novo espaço com a exposição “Tudo era novo sob o sol da Bahia”, uma seleção de trabalhos – a maioria inéditos – do fotógrafo Mario Cravo Neto.

Rua Capitão Francisco Padilha, 69 – Jardim Europa. Ter./sex.: 11h/19h, sáb.: 11h/17h. Grátis. Site: galeriamariocohen.com.br.

Galeria Nara Roesler
Nara Roesler é uma das galerias mais tradicionais do circuito paulistano. Fundada em 1989, representa grandes nomes da arte contemporânea brasileira, entre eles está Sérgio Sister, Vik Muniz e Paulo Bruscky. No sábado, a galeria apresentará algumas obras, do artista Jonathas Andrade, que foram expostas no pavilhão do Brasil na 59a. Bienal de Veneza.

Avenida europa 655 – Jardim Europa. Seg./sex.: 10h/19h; sáb.: 11h/15h. Grátis. Site: nararoesler.art.

Luciana Brito Galeria
Só a sede da galeria já vale o passeio: uma casa de arquitetura modernista assinada pelo arquiteto Rino Levi e projeto paisagístico de Burle Marx. Fundada em 1997, o time de artistas representados traz grandes nomes nacionais e internacionais como Regina Silveira e Marina Abramovic. Está em cartaz a mostra “Polifonia Campana”, com objetos criados pela dupla de designer Fernando e Humberto Campana.

Avenida Nove de Julho, 5162 – Jardim Europa. Seg.: 10h/18h; ter./sex.: 10h/19h; sáb.: 11h/17h. Site: lucianabritogaleria.com.br.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?