Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
São Paulo

Governo emite alerta sobre intoxicação por metanol. Veja sintomas

No alerta, órgãos de vigilância reforçaram que os sintomas de contaminação costumam aparecer entre 6 e 24 horas após a ingestão. Veja lista

30/09/2025 15:04
Compartilhar notícia
Governo Federal/Reprodução
Imagem colorida mostra frasco com metanol. Metrópoles

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo emitiu nesta terça-feira (30/9) um alerta aos profissionais de saúde sobre o risco de intoxicação por ingestão de metanol. O aviso foi realizado por meio do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) e do Centro de Vigilância Sanitária (CVS). A substância pode estar presente em bebidas alcoólicas clandestinas ou adulteradas e, por ser altamente tóxica, pode levar à cegueira permanente e até ao óbito.

O alerta divulgado aos serviços de saúde do estado reforça que os sinais e sintomas costumam aparecer entre 6 e 24 horas após a ingestão.


Sintomas de intoxicação por metanol

  • Sonolência
  • Tontura
  • Dor abdominal
  • Náuseas
  • Vômitos
  • Confusão mental
  • Taquicardia
  • Visão turva
  • Fotofobia
  • Convulsões
  • Acidose metabólica

Nos casos mais graves, pode haver cegueira irreversível, choque, pancreatite, insuficiência renal e comprometimento neurológico.

Segundo a pasta, o paciente com quadro incomum após ingestão de bebida alcoólica deve ser avaliado imediatamente e realizar exames laboratoriais e avaliação oftalmológica. O alerta emitido traz orientações técnicas sobre a conduta clínica a ser adotada nestes casos.

De acordo com o CVE, todo caso suspeito deve ser imediatamente registrado no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e comunicado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), pelo e-mail notifica@saude.sp.gov.br, para viabilizar as investigações epidemiológicas e evitar novos casos de intoxicação.

Para apoiar os profissionais de saúde no manejo e discussão de casos, o CVS disponibiliza os Centros de Assistência Toxicológica (CiaTox), que oferecem orientação técnica especializada. Os contatos estão disponíveis no portal da Secretaria Estadual da Saúde.

O CVS recomenda ainda que bares, empresas e demais estabelecimentos redobrem a atenção quanto à procedência dos produtos oferecidos, e que a população adquira apenas bebidas de fabricantes legalizados, com rótulo, lacre de segurança e selo fiscal, evitando opções de origem duvidosa e prevenindo casos de intoxicação que podem colocar a vida em risco.

Estabelecimentos serão interditados

O governo de São Paulo anunciou a implantação de um gabinete de crise nesta terça-feira (30/9), além da abertura de cinco inquéritos, as prisões de dois suspeitos e a apreensão de 50 mil garrafas em operações contra os casos de intoxicação por metanol no estado.

O governador Tarcísio de Freitas realizou uma reunião técnica nesta terça-feira no Palácio dos Bandeirantes para detalhar as medidas adotadas no combate à intoxicação por metanol e a investigação dos envolvidos.

Entre as ações, o governo paulista fará a interdição cautelar de estabelecimentos e  disponibilizar mecanismos rápidos de denúncia, além de estruturar atendimento em toda a rede de saúde e intensificar as investigações da Polícia Civil e Secretaria da Fazenda.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles SP

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters