metropoles.com

Governo de SP quer pagar intercâmbio para alunos da rede pública

Projeto deve ser levado para Alesp em agosto; intercâmbio vai durar seis meses e beneficiará mil alunos da rede estadual de ensino

atualizado

Compartilhar notícia

Fernando Nascimento / Governo de SP
Governador São Paulo Tarcísio de Freitas
1 de 1 Governador São Paulo Tarcísio de Freitas - Foto: Fernando Nascimento / Governo de SP

São Paulo – O governo de São Paulo quer criar um programa para pagar cursos de línguas e intercâmbio para alunos da rede pública estadual. A ideia foi anunciada nesta segunda-feira (10/7) pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) durante evento sobre o Provão Paulista.

“A gente quer abrir as portas do mundo para vocês”, afirmou o político para uma plateia de estudantes que acompanhava o evento no Palácio dos Bandeirantes.

“Nós vamos selecionar alunos para fazer cursos de idioma pagos pelo Estado. E nós vamos pegar os mil melhores e vamos mandar para fazer intercâmbio no exterior”, disse o governador.

Segundo Tarcísio, os estudantes selecionados vão estudar durante seis meses fora do país. Ele não deu detalhes sobre qual será o tamanho do investimento para viabilizar a ideia ou como funcionará a parceria com as instituições estrangeiras.

O projeto está sendo desenhado pela Secretaria de Educação e, de acordo com a pasta, será enviado para votação na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) em agosto.

Provão Paulista

O anúncio foi feito durante a coletiva de imprensa sobre o Provão Paulista, nova modalidade de ingresso nas universidades públicas. A avaliação, que acontecerá de forma seriada, será exclusiva para alunos da rede pública estadual e tem como objetivo aumentar o interesse dos estudantes pelo ensino superior.

Segundo o governo, apenas 23% dos estudantes da rede pública de São Paulo se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021. O percentual, também registrado em Roraima, é o menor entre todos os estados brasileiros.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?