Gerador do Icesp que pegou fogo foi acionado após corte de energia
Instituto do Câncer de São Paulo foi atingido por um incêndio nesta sexta-feira (30/1). Pacientes foram transferidos e ninguém ficou ferido
atualizado
Compartilhar notícia

O incêndio que atingiu o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) e o Instituto do Coração (InCor), na tarde desta sexta-feira (30/1), teve início em um gerador de energia. Segundo o Corpo de Bombeiros, o equipamento foi acionado após queda da rede principal e entrou em combustão. Os motivos ainda serão investigados.
A queda de energia da rede principal, de acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, Max Schroeder, foi causada por um galho. As chamas tiveram início por volta das 14h10 e foram controladas cerca de três horas depois. Ninguém ficou ferido.
Responsável pela distribuição de energia na região, a Enel São Paulo informou que a rede elétrica foi desligada para realização de um “serviço de emergência na região”. Em nota, a empresa disse que já restabeleceu o fornecimento e atua para dar o apoio necessário às instituições. “A Enel disponibilizou dois geradores e uma equipe que ficará à disposição da unidade de saúde”, acrescentou a companhia.
Transferência de pacientes
Sem rede principal ou geradores de emergência, pacientes do Icesp precisaram ser evacuados devido ao risco de apagão dos equipamentos médicos. “Principalmente os andares onde funciona a UTI, acabaram se tornando uma área de risco, já que os equipamentos da UTI têm uma margem de 40 minutos funcionando sem energia elétrica”, afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros Metropolitano.
“Nós dividimos a atuação em duas frentes: uma foi a extinção do incêndio, que aconteceu em um local confinado, de difícil acesso, com muita fumaça. Essa extinção a gente conseguiu fazer, agora está numa fase de rescaldo. E nós tínhamos a questão da UTI, com 21 vítimas intubadas, que após o período de 40 minutos, poderiam estar em risco de morte”, explicou.
Do total de 21 pacientes, oito foram transferidos para instalações do InCor, localizado no mesmo complexo.”Foi um transporte bastante difícil, pelas escadas, com as próprias máquinas, recebendo oxigênio. Mas em momento algum eles deixaram de ter a assistência necessária”, garantiu o comandante. O deslocamento do restante das vítimas não foi necessário devido ao restabelecimento da energia.
Incêndio em hospital
- Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o Corpo de Bombeiros foi acionado no início da tarde desta sexta-feira para conter um incêndio em um hospital na avenida Doutor Enéas Carvalho de Aguiar, no Jardim Paulista, zona oeste de São Paulo.
- As chamas iniciaram em um gerador e atingiram o terceiro subsolo do prédio.
- Ao todo, 18 viaturas e 54 bombeiros atuaram na ocorrência.
- O fogo foi controlado por volta das 17h30.
- Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que “o incêndio ocorreu na área técnica da caldeira e do gerador de energia do Icesp, instalada na área externa do prédio do InCor, no mesmo complexo hospitalar”. A ocorrência gerou fumaça, que se estendeu pela área e atingiu também a SES.
- “O Corpo de Bombeiros foi acionado e, imediatamente, pacientes e profissionais foram realocados para outras áreas das unidades, conforme os protocolos de segurança, para garantir o bem-estar e a continuidade da assistência”, prosseguiu a secretaria.
- A Defesa Civil também foi acionada e atuou no gerencialmente de crise, principalmente para evitar riscos aos pacientes em tratamento, afirmou o capitão Eduardo Henrique Schulte Leme.
- Ninguém ficou ferido.

























