metropoles.com

Fechamento do aeroporto em Porto Alegre deixa passageiros presos em SP

Operações do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, estão suspensas por tempo indeterminado; companhias sugerem destinos alternativos

atualizado

Compartilhar notícia

Ricardo Stuckert/ Presidência da República
aeroporto salgado filho poa 4
1 de 1 aeroporto salgado filho poa 4 - Foto: Ricardo Stuckert/ Presidência da República

São Paulo — Centenas de passageiros que tinham viagem marcada para o Rio Grande do Sul estão presas em São Paulo aguardando que as condições climáticas permitam a reabertura do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. O fechamento decorre das fortes chuvas que castigaram o estado nos últimos dias.

O principal aeroporto do estado fechou as operações por tempo indeterminado na sexta-feira (3/5), levando ao cancelamento de todos os voos com destino à capital gaúcha.

Adib Husein é médico e veio a São Paulo com a mãe, Mesedah Husein, de 72 anos, para visitar um tio que está doente. Eles moram na cidade de Rio Grande e estavam com passagem agendada para retornar para casa via Porto Alegre nesse domingo (5/5), às 10h, mas descobriram, no sábado (4/5) à noite, que isso não seria mais possível.

0

“Está sendo muito ruim porque a gente fica preso, é muito angustiante ficar sem perspectiva de retorno. Minha mãe está bem preocupada, chega a chorar em vários momentos. Ela é hipertensa e nunca sai de casa. Ela só saiu desta vez, a muito custo, para visitar o irmão caçula, que está doente. Mas nunca abandonou a casinha dela, a hortinha dela, as platinhas dela”, relatou Adib. 

Com o fechamento do aeroporto de Porto Alegre, Adib precisou remarcar as consultas da semana e os compromissos dos próximos dias. Para não perder mais de uma semana de trabalho, ele estuda fazer o trajeto até Florianópolis, onde deve ser resgatado de carro por um irmão. “Até o fim de semana vou tentar dar um jeito, nem que seja aos poucos, dando a volta por trás.”

Assim como o médico, a interdição do Aeroporto de Salgado Filho afetou a volta dos passageiros que sairiam de Viracopos (Campinas), Guarulhos e Congonhas. Nesta segunda-feira (6/5), todos os voos das companhias Azul, Latam e Gol com destino a Porto Alegre foram cancelados até o dia 30 de maio. O site do aeroporto da capital gaúcha informa que ainda não há previsão para a retomada das operações. 

Queixas nas redes

Pelas redes sociais, os passageiros estudam formas de chegar em casa. Além de Florianópolis, outra alternativa levantada é o aeroporto de Caxias do Sul. Pelo X, a usuária Ana Júlia conta que sua mãe teve o voo do exterior para Porto Alegre cancelado e que está tentando, sem sucesso, transferi-la para um voo para São Paulo.

“Caxias do Sul está ilhada. Florianópolis está sem acesso à POA por ônibus, querem que ela alugue um carro e dirija nas condições em que o estado está?????”, escreveu a usuária.

Remarcação sem custos

Em nota, a Latam disponibilizou a remarcação sem custos de passagens com destino ou origem em Porto Alegre para voos saindo dos aeroportos de Florianópolis, Caxias do Sul ou Jaguaruna. Além disso, os clientes podem pedir o cancelamento com reembolso integral da tarifa.

A Azul disse que irá oferecer voos extras para demais aeroportos da região e que os clientes poderão alterar suas passagens para os destinos alternativos. Também será possível solicitar o cancelamento da passagem, deixando o valor em crédito na companhia.

Já a Gol informou que seus clientes poderão remarcar voos chegando ou partindo de todos os aeroportos do Rio Grande do Sul, sem a necessidade de pagar taxa de cancelamento ou de remarcação. O valor da passagem também poderá ser revertido em crédito com a companhia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?