metropoles.com

Estratégia do PT adia votação de reajuste a policiais na Alesp

Projeto de reajuste enviado por Tarcísio à Alesp gerou ruído com bancada da bala por causa de índices distintos para categoria

atualizado

Compartilhar notícia

Rodrigo Costa/Alesp
assembleia-SP-votação-reajuste-policiais
1 de 1 assembleia-SP-votação-reajuste-policiais - Foto: Rodrigo Costa/Alesp

São Paulo – O PT conseguiu adiar a votação do reajuste salarial dos policiais na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), na noite desta quarta-feira (17/5). A estratégia, antecipada pelo Metrópoles, fez com que o projeto de lei apresentado à Casa pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) seja votado apenas na próxima terça (23).

Com isso, o PT espera conseguir mais tempo para chegar a um acordo com o governo e aprovar uma emenda ao PLC 75/2023, inicialmente proposta pelo deputado Major Mecca (PL), integrante da bancada da bala e da base governista na assembleia.

A emenda, rejeitada pelo congresso de comissões, propõe aumentar para 20% os índices de reajustes para segundo-tenente e terceiro-sargento da Polícia Militar. O projeto de Tarcísio prevê 13,71% e 15,18%, respectivamente.

O congresso não acatou emendas à proposta, atendendo pedido do governo estadual, que argumentou não dispor de orçamento suficiente para reajustes distintos dos apresentados.

Os deputados da base governista, em especial aqueles que compõem a bancada da bala, foram duramente cobrados por agentes policiais ao longo da última semana. Policiais civis, penais e mesmo militares aposentados reclamaram das diferenças entre os percentuais das categorias.

Os parlamentares, por sua vez, avaliaram que o governo pecou na articulação e que detalhes do projeto só foram revelados quando a proposta foi entregue.

O próprio Tarcísio, na manhã desta quarta, admitiu que “falhou” nas conversas e se comprometeu a enviar um novo projeto de lei com subsídios aos policiais em troca da aprovação do texto original na assembleia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?