Enel identifica causa de explosão que abriu cratera na Consolação
Segundo a Enel, “após as medições realizadas no local, que indicaram não haver riscos, o buraco foi fechado e devidamente tampado”
atualizado
Compartilhar notícia

A causa da explosão que abriu uma cratera na Rua da Consolação, no centro de São Paulo, na noite do último domingo (1°/3), foi acúmulo de gases inflamáveis dentro de uma galeria subterrânea, segundo a Enel. A origem desses gases ainda não foi identificada.
A via foi liberada na madrugada desta terça-feira (3/3), mais de 24h após a explosão. Técnicos da Enel ainda estão no local, com previsão de conclusão dos serviços ainda nesta manhã. Segundo a concessionária, “após as medições realizadas no local, que indicaram não haver riscos, o buraco foi fechado e devidamente tampado”.
De acordo com a Enel, a rede elétrica subterrânea não foi danificada na explosão. “No local, há apenas cabos de energia, sem equipamentos como transformadores”, disse. Durante a inspeção, as equipes identificaram a presença de gás inflamável no local e acionaram a Comgás.
O que diz a Comgás
- A concessionária de gás informou que foi mobilizada duas vezes para inspeções no local
- As equipes técnicas da Comgás realizaram análise detalhada no local e não identificaram vazamentos na rede de distribuição da companhia
- “Essa conclusão é respaldada pela ausência de etano e de outros componentes característicos do gás natural, conforme aferido pelos equipamentos de medição utilizados em campo. A inexistência desses elementos descarta a hipótese de presença de gás natural proveniente das redes da Comgás no ambiente”, diz a concessionária, em nota.
Uma câmera de segurança registrou o momento da explosão que abriu uma cratera na Rua da Consolação, na altura do número 2.078. Nas imagens, é possível ver que um carro escapou por segundos de ser atingido (assista acima). Após o acidente, quatro faixas e uma calçada foram interditadas, além de 25 linhas de ônibus afetadas.
























