Empresário que alugava cães para fazer “segurança” de casas é preso. Veja vídeo

Segundo a polícia, os cães foram encontrados desnutridos e em condições de higiene inadequadas. Um cachorro foi encontrado morto

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Divulgação/ Polícia Civil
Imagem colorida de montagem com cachorros resgatados. Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de montagem com cachorros resgatados. Metrópoles - Foto: Divulgação/ Polícia Civil

A Polícia Civil prendeu em flagrante, nessa terça-feira (2/12), um homem responsável por uma empresa que locava cães para atuarem como “seguranças” em imóveis de Sorocaba, no interior de São Paulo.

 

Segundo a investigação, conduzida pela Delegacia Seccional de Polícia de Sorocaba, os agentes foram acionados para verificar o endereço de um projeto social no bairro Parque das Paineiras. No local, acharam três cães em situação crítica, com sinais de desnutrição, doenças não tratadas e mantidos em canis sujos, sem água, ração ou “qualquer condição mínima de higiene”.

Além disso, os policiais encontraram um cão morto no local. O animal estava descartado de forma irregular, às margens de um córrego, dentro de um saco plástico preto. A morte do cachorro não havia sido comunicada a nenhum órgão competente.


O que disse o preso

  • O responsável afirmou que visitava os cães duas vezes ao dia.
  • Disse que mantinha outros animais espalhados por diferente imóveis de Sorocaba.
  • Na abordagem, ele admitiu não ter uma sede adequada para abrigar os cães, assim como não fornecia acompanhamento veterinário, não sabia se os cachorros eram castrados, vacinados ou portadores de doenças.
  • O homem confirmou que a empresa realizava locação de cachorros para segurança mediante pagamento mensal.

Ele foi preso em flagrante pelo crime de maus-tratos. A polícia pediu pela prisão preventiva do homem, levando em conta a “razão da gravidade dos fatos, da habitualidade da prática e do risco de reiteração delitiva, uma vez que a atividade econômica exercida depende diretamente da exploração inadequada de animais”.

A polícia também pediu a interdição total da empresa, com a suspensão imediata, por ser tratar de uma prática ilegal e incompatível com a legislação de proteção animal.

Os donos do imóvel que era alugado para a empresa de segurança disseram não ter contato direto com os cães e desconheciam o estado de saúde dos animais.

A Prefeitura de Sorocaba emitiu um auto de infração administrativa, além de um relatório médico-veterinário que confirmou o quadro de maus-tratos.

Os animais foram resgatados e estão sob cuidados veterinários, em locais seguros e longe da situação de risco.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?