metropoles.com

Em meio à greve, trabalhadores mandam fotos e vídeos para os chefes

Passageiros mandam “provas” da lotação nos pontos de ônibus para justificar atrasos e evitar broncas; diarista conseguiu ser liberada

atualizado

Compartilhar notícia

Jéssica Bernardo/Metrópoles
foto colorida de passageiros afetados pela greve em SP mandando fotos de filas e ônibus lotados para seus chefes; na foto, entorno da estação Jabaquara - Metrópoles
1 de 1 foto colorida de passageiros afetados pela greve em SP mandando fotos de filas e ônibus lotados para seus chefes; na foto, entorno da estação Jabaquara - Metrópoles - Foto: Jéssica Bernardo/Metrópoles

São Paulo — No ponto de ônibus em frente à estação Jabaquara, da linha 1- Azul, vários passageiros sacavam o celular do bolso, na manhã desta terça-feira (28/11), para tirar fotos e vídeos da lotação do local (veja abaixo) em meio à greve do Metrô e de trens da CPTM.

O conteúdo tinha destino: o contato dos patrões. “É para não ter encheção de saco”, diz o empreiteiro Fábio Alves de Moura. Autônomo, ele conta que trabalha na obra de um apartamento no centro da cidade e costuma fazer parte do trajeto com as linhas 1-Azul e 2-Verde do Metrô.

0

Por causa da greve, o empreiteiro passou meia hora esperando pelo ônibus que substituiria o metrô. “Eu falei para ele [dono do apartamento]: ‘Vou chegar mais tarde’. Só tem o ônibus e não dá nem pra embarcar”, diz Fábio.

No vídeo, ele gravou a movimentação de passageiros e narrou a evolução do problema. “Olha, agora deu uma amenizada”, disse na filmagem.

“Provas da dificuldade”

Crislaine Santos não fez vídeo, mas tirou fotos da confusão. “Eu estou aqui desde as 7h e não tem condição de pegar ônibus”, diz a jovem, que mora em Diadema, na Grande São Paulo, e trabalha no Sacomã, zona sul da capital.

Ela diz que as imagens são provas da dificuldade que teve para chegar ao trabalho. “Todo mundo tem carro, então é difícil acreditar que tá tudo lotado desse jeito, né?”, afirma Crislaine.

Diarista liberada

Após duas horas tentando chegar ao trabalho, a diarista Jaciara Alves de Souza também decidiu fotografar o cenário de caos para os chefes. “Eu não sei como chegar. Mandei agora para o escritório para ver o que eles vão me mandar fazer, se eu volto para casa, o que eu faço”, diz ela.

“Tem que mandar a foto pra eles saberem que a gente está aqui na estação, ver se eles acreditam”, afirma Jaciara. Depois de enviar a foto, a diarista foi liberada pelo escritório para voltar para casa e trocar o dia da limpeza.

“Vou voltar pra casa e vou amanhã. A foto ajudou, graças a Deus.”

Além das imagens, o Metrópoles também viu passageiros ligando para os chefes e mandando áudios sobre a greve.

Greve em São Paulo

A terça-feira amanheceu com pelo menos uma linha do Metrô e uma da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) totalmente fechadas em São Paulo. Por volta das 10h, todas as linhas de trem estavam operando parcialmente.

Veja a situação neste momento:

Metrô
• Linha 1- Azul: funcionando de Tiradentes até Ana Rosa com intervalo de 6 minutos
• Linha 2- Verde: Alto do Ipiranga até Clínicas com intervalo de 6 minutos
• Linha 3-Vermelha: Bresser até Santa Cecília com intervalo de 5 minutos
• Linha 15- Prata: fechada

CPTM
• Linha 7- Rubi: funcionando de Luz a Caieiras com intervalo de 8 minutos
• Linha 10- Turquesa: das 10h às 15h estará liberado o trecho entre Brás e Mauá
• Linha 11-Coral: Luz até Guaianases com intervalo de 6 minutos
• Linha 12- Safira: Brás até Calmon Viana com intervalo de até 8 minutos
• Linha 13- Jade: Engenheiro Goulart até Aeroporto de Guarulhos com intervalo de até 30 minutos

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?