Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
São Paulo

E se Santos inundasse? Especialistas mostram mar invadindo cidade

Levantamento da Climate Central aponta Santos com uma das 100 cidades do mundo que podem ser inundadas com avanço da crise climática

24/06/2024 13:04, atualizado 24/06/2024 13:05
Divulgação/Climate Central
Estudo do Climate Central faz projeção de como Santos poderá ficar caso seja inundada: na imagem, foto atual de Santos - Metrópoles

Dados atualizados pela Climate Central, organização não governamental que estuda o perigo do avanço do mar em cidades litorâneas pelo mundo, apontam Santos como uma das 100 cidades, de 39 países, que podem ter o litoral inundado pelas águas dos oceanos.

A Climate Central se baseia em informações do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) para o mapeamento. Segundo as informações mais recentes, o nível do mar já subiu 9cm nos últimos 30 anos. E mais: as estimativas indicam que o índice deve chegar a 80cm no ano de 2100.

No Brasil, entre as 7 cidades que correm perigo, Santos é uma delas.

Mova a seta para ver a simulação:

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles SP

Pesquisa feita por especialistas

As projeções são feitas pela organização não governamental Climate Central. O objetivo do grupo, formado por cientistas e comunicadores independentes, é mapear fatos sobre as mudanças climáticas e como eles afetam a vida das pessoas.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles SP

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

De acordo com o site, a organização não tem fins lucrativos e é “neutra em termos de políticas”.

“A Climate Central utiliza ciência, big data e tecnologia para gerar milhares de histórias locais e imagens atraentes que tornam as mudanças climáticas pessoais e mostram o que pode ser feito a respeito”, diz o grupo.