metropoles.com

Deputado bolsonarista faz projeto que libera VPN para acessar X em SP

Em projeto de lei estadual, deputado Lucas Bove (PL) defende que multa por usar VPN para acessar o X é “inconstitucional e ilegal”

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Alesp
lucas bove
1 de 1 lucas bove - Foto: Reprodução/Alesp

São Paulo – O deputado estadual Lucas Bove (PL) apresentou um projeto de lei, nessa quarta-feira (4/9), para autorizar moradores e empresas de São Paulo a usar VPN para acessar a rede social X (antigo Twitter), suspensa no Brasil após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

“Com o objetivo de zelar pela guarda da Constituição, das leis e das instituições democráticas, fica autorizado às pessoas naturais e jurídicas, no Estado de São Paulo, o uso de tecnologias, tal como o uso de ‘Virtual Private Network – VPN’, para acessar a rede social e aplicativo ‘X’”, diz o texto do projeto.

Segundo o parlamentar, a multa estabelecida por Moraes, de R$ 50 mil para quem acessar a rede por VPN, é “inconstitucional, ilegal e contra as instituições democráticas, inclusive por afetar a segurança digital dos cidadãos”.

Bove defende que, ao autorizar o uso de VPNs, o estado está “exercendo sua competência constitucional para promover a segurança digital, assegurando que seus cidadãos tenham o direito de proteger suas informações e preservar sua privacidade em um ambiente digital cada vez mais vulnerável a ameaças”.

“Agora, vou buscar assinaturas dos meus pares para tramitação em regime de urgência e sugerir que outros estados façam o mesmo”, escreveu o deputado nas redes sociais.

VPNs são aplicativos ou sites usados para maquiar a localização do usuário de internet. Por meio deles, é possível navegar livremente pela rede em locais que bloqueiam páginas, como China e Cuba.

Nesta quinta-feira (5/9), o ministro Nunes Marques, do STF, pediu manifestação da Advocacia-Geral da União (AGU) e parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), no prazo de 5 dias, em pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para revisar ou esclarecer a decisão de Alexandre de Moraes em multar no valor de R$ 50 mil a quem usar VPNs para acessar a rede X.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?