Deputada acusa influencer de violência de gênero: "Quer jogar bola também?".
No vídeo, o influencer Henrique Manzione, conhecido como "Rei de Orlando", reagiu a uma postagem da deputada sobre a Copa do Mundo Feminina

Um vídeo publicado pelo influencer Henrique Manzione, conhecido nas redes sociais como Rei de Orlando e seguido por mais de 1 milhão de pessoas, levou a deputada estadual Ediane Maria (PSol-SP) a acionar o Ministério Público Eleitoral (MPE).
Na representação, a parlamentar afirma que foi alvo de violência política de gênero após ser atacada com ofensas de cunho machista que buscavam deslegitimar seu mandato ao associá-la a estereótipos domésticos.
Na publicação, Henrique dirige uma série de insultos à deputada. Em um dos trechos, ele a chama de “deputada esquerdista de merda” e afirma que ela deveria ir “lavar louça” e parar de comentar sobre futebol feminino.
O vídeo foi publicado após Ediane Maria compartilhar, nas redes sociais, uma publicação sobre a Copa do Mundo Feminina de 2027. Na postagem, a deputada convidava o público a acompanhar a competição, que será realizada no Brasil. Em resposta, Henrique Manzione gravou um vídeo com críticas direcionadas à parlamentar.
Em outro momento, o influencer diz que ela deveria ser chamada apenas “quando sair o campeonato mundial de quem limpa a casa mais rápido” e afirma que a parlamentar deveria “ir olhar umas panelas” porque estaria “com tempo demais”.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles SP
Frequência de envio: Diário
Ver todas“Bando de lava-louça”
O pedido foi protocolado com base no artigo 326-B do Código Eleitoral, incluído pela Lei nº 14.192/2021, que tipifica o crime de violência política contra a mulher. A legislação prevê punição para quem assediar, constranger, humilhar, perseguir ou ameaçar candidatas ou detentoras de mandato eletivo com o objetivo de impedir ou dificultar o exercício de seus direitos políticos em razão da condição de mulher.
Na representação, a defesa de Ediane afirma que Henrique utilizou expressões que reduzem mulheres ao ambiente doméstico ao dizer que a deputada e as jogadoras de futebol seriam um “bando de lava-louça”.
O influenciador também ironiza direitos conquistados pelas mulheres ao afirmar: “Já pode votar, já pode dirigir, quer jogar bola também?” e encerra o vídeo dizendo: “Sei nem quem que te liberou da internet”.
Além da responsabilização criminal, a deputada pede que o MPE solicite à Meta a identificação civil completa do influenciador, incluindo e-mail, telefone e registros de conexão vinculados ao perfil utilizado na publicação. A representação também requer a preservação do vídeo e dos metadados da postagem, como forma de garantir a produção de provas durante a investigação.
Segundo o documento, as medidas têm como objetivo evitar que o conteúdo seja apagado e permitir a responsabilização do autor caso o Ministério Público entenda que as declarações configuram violência política de gênero ou outros crimes previstos na legislação brasileira.
O Metrópoles procurou Henrique Manzione, mas até a publicação desta reportagem não obteve retorno. O espaço segue aberto.







