Dependente químico é achado morto após desaparecer de clínica em SP
O homem desaparecido havia fugido da clínica de reabilitação onde estava internado. Ele fugiu com outro paciente, que foi encontrado em casa

Um homem de 63 anos que era dependente químico e estava desaparecido desde o dia 12 de junho foi encontrado morto, nessa quinta-feira (26/6), em uma área de mata dentro da clínica de reabilitação onde estava internado, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo. A clínica afirma que o homem havia fugido com outro paciente do estabelecimento. A causa da morte ainda não está esclarecida.
De acordo com boletim de ocorrência, o paciente estava em tratamento para uso abusivo de cocaína na Associação Renovar Vidas, no bairro Itaquaciara. No dia do desaparecimento, ele teria se negado a participar de uma atividade em grupo proposta pela clínica e fugiu do local com outro homem, de 23 anos.
A filha do homem mais velho contou à polícia que foi avisada pela clínica sobre o desaparecimento e dirigiu-se ao local para retirar os pertences do pai. Ainda no mesmo dia, o outro paciente retornou à sua residência e a associação foi informada pela família.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles SP
Frequência de envio: Diário
Ver todasEm nota ao Metrópoles, a clínica reforça que, conforme a RDC nº 29/2024, norma que regula o funcionamento das comunidades terapêuticas, “todo acolhido deve ingressar e permanecer na instituição por livre e espontânea vontade”. Além disso, a associação aponta que é proibido o trancamento de portas e portões e que a evasão é considerada um tipo de alta.
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles SPBuscas pelo desaparecido
Apesar da fuga ser considerada uma alta, após o registro do desaparecimento no dia 13 de junho, funcionários da clínica dizem que ajudaram nas buscas pelo paciente. Um funcionário afirmou que, ao perguntar para uma moradora da região, a mulher disse que conversou com o outro fugitivo, mas ele já estava sozinho.
Ainda de acordo com a clínica, três dias depois do sumiço do homem, um áudio foi enviado pelo acolhido de 23 anos à esposa dele. No áudio, o fugitivo mais jovem relatou que a fuga foi uma decisão sua e que o marido da mulher o acompanhou voluntariamente.
Ele afirmou ter ajudado o homem a atravessar a mata e o deixado nas proximidades da linha férrea com destino à cidade de Santos. A base da Guarda Ferroviária foi acionada, mas ninguém avistou os homens pelo local.
Encontrado morto em terreno da clínica
Quase 15 dias depois, nessa quinta-feira (26/6), o homem de 63 anos foi encontrado morto nos fundos da clínica, em uma área verde. Questionada, o estabelecimento afirma que as buscas foram prejudicadas pelo testemunho contraditório do jovem acolhido.
“Nossas buscas não foram bem-sucedidas em razão do local de difícil acesso e da divergência nas informações fornecidas, especialmente pelo áudio do acolhido de 23 anos que indicava um ponto distante da área onde o corpo foi localizado”, explicou a clínica.
Procurada pelo Metrópoles, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) afirmou que a Polícia Civil apura a morte do homem e aguarda resultados da perícia. Investigações visam o esclarecimento dos fatos.
O que diz a clínica
A clínica informou que, após 24 horas do desaparecimento, registrou boletim de ocorrência relatando os fatos. Alegou, ainda, que “as buscas não foram bem-sucedidas em razão do local de difícil acesso e da divergência nas informações fornecidas, especialmente pelo áudio do acolhido de 23 anos que indicava um ponto distante da área onde o corpo foi localizado”.
“Nossa instituição possui todas as licenças exigidas por lei, incluindo alvará sanitário, alvará de funcionamento, AVCB e equipe técnica completa. Somos uma associação sem fins lucrativos, que atua com transparência e respeito aos direitos dos acolhidos, como pode ser verificado em nossas avaliações públicas e redes sociais”, disse a clínica.



