metropoles.com

Cracolândia: hub fez mais de 5.800 encaminhamentos para internação

Hub da Rua Prates, do governo estadual, fez mais 5.842 encaminhamentos de usuários de drogas para internação em 7 meses de funcionamento

atualizado

Compartilhar notícia

William Cardoso/Metrópoles
Imagem mostra aglomeração de pessoas, durante a noite, em esquina - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra aglomeração de pessoas, durante a noite, em esquina - Metrópoles - Foto: William Cardoso/Metrópoles

São Paulo — O governo estadual afirma que foram realizados 5.842 encaminhamentos de usuários de drogas para internação, ao longo dos últimos sete meses, entre pessoas que passaram pelo hub de serviços de saúde nas proximidades da Cracolândia, na região central de São Paulo.

Os números do governo estadual, sob a gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos), consideram não apenas as pessoas que vivem na Cracolândia ou em situação de rua.

0

Cerca de 65% dos encaminhamentos são relacionados a pessoas da região central da capital paulista, sendo 70% envolvendo quem vive em situação de rua na cidade.

Segundo o governo, foram 3.606 encaminhamentos para hospitais especializados e 2.236 para comunidades terapêuticas. Um mesmo usuário pode ser encaminhado mais de uma vez para tratamento.

Entre as pessoas que passaram pelo HUB, houve outros 624 encaminhamentos para equipamentos de saúde como prontos-socorros, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Atendimento Médico Especializado (AME) e Hospital Geral.

O governo divulgou também que houve 13.973 atendimentos para tratamento ambulatorial no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), do hub.

Apesar do número de encaminhamentos para internação realizado pelo hub da Rua Prates, no Bom Retiro, moradores e comerciantes da Cracolândia relatam um aumento no fluxo de dependentes químicos na região.

A contagem oficial, feita pelo sistema Dronepol, da Prefeitura de São Paulo, funciona apenas pela manhã e durante a tarde, quando chega a registrar média de 600 pessoas reunidas, ignorando o fluxo noturno. Entretanto, em uma das últimas operações policiais realizadas à noite, quando a aglomeração é maior, foram abordados mais de 1.100 usuários pelas forças de segurança.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?

Notificações