metropoles.com

Covid: hospital terá de indenizar marido e filha de funcionária morta

De acordo com o processo, a vítima atuava na linha de frente do combate à Covid no hospital e faleceu em junho de 2020

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Imagens
Foto colorida de uma mão segurando a outra - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de uma mão segurando a outra - Metrópoles - Foto: Getty Imagens

São Paulo – Um hospital de São Paulo foi condenado a pagar indenizações por dano material e moral a familiares de uma auxiliar de enfermagem que morreu em decorrência da Covid-19.

De acordo com o processo, a vítima atuava na linha de frente do combate à doença e faleceu em junho de 2020. Para a 4ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região, não há dúvida sobre a responsabilidade objetiva do empregador no caso e na preservação da saúde de seus empregados.

Com a decisão, o hospital deve pagar, pelo dano material causado, um terço do valor do último e maior salário da empregada a cada um de seus dois familiares (marido e filha) até a data em que ela completaria 75 anos. Cada um também receberá R$ 80 mil pela dor sofrida.

No processo, ficou comprovado que o salário da trabalhadora era fonte de sustento dos dois parentes. As informações são do site do TRT-SP.

Com base em julgado do Supremo Tribunal Federal (STF), a turma entendeu que a obrigação de comprovar que a doença não foi adquirida no ambiente de trabalho e/ou por causa do trabalho deve ser de quem emprega, não do contratado.

“Tendo-se em conta a atividade da obreira, creio mesmo impensável não se partir da presunção de que a doença foi adquirida no trabalho, permitindo-se, obviamente, que prova contrária fosse produzida. No caso dos autos, entretanto, tal prova não existiu”, afirma o juiz-relator do acórdão, Paulo Sérgio Jakutis.

O hospital alegou não ter culpa de a trabalhadora não ter seguido os protocolos sanitários da instituição, o que teria provocado a contaminação ou evolução da doença, resultando na morte.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?