metropoles.com

Conpresp inicia tombamento do Complexo do Ibirapuera e inibe concessão

Conselho Municipal de SP aprovou a abertura do processo de tombamento do Complexo do Ginásio do Ibirapuera, alvo de projeto de concessão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/ Governo de São Paulo
Complexo do Ginásio da Ibirapuera, localizado na capital paulista
1 de 1 Complexo do Ginásio da Ibirapuera, localizado na capital paulista - Foto: Divulgação/ Governo de São Paulo

São Paulo – O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo (Conpresp) aprovou, nessa segunda-feira (10/4), a abertura do processo de tombamento do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, onde fica o Ginásio do Ibirapuera, na zona sul da capital paulista.

“Agora, o processo retorna ao Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) para prosseguimento dos estudos, visando o tombamento definitivo ou o arquivamento do pedido”, afirma a Secretaria Municipal de Cultura.

A partir da aprovação, em votação unânime dentro do Conpresp, o Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) inicia os estudos. Durante o esse processo, o local não pode passar por alterações sem aprovação do conselho municipal.

O tombamento não proíbe que o Complexo do Ginásio do Ibirapuera seja concedido à iniciativa privada, mas impõe regras para reforma e ampliação do espaço, o que torna o equipamento público menos atraente para uma empresa assumir a gestão do local para realizar shows e outros eventos.

O ex-governador João Doria (ex-PSDB) desejava privatizar o Complexo do Ibirapuera e afirmava que o espaço se tornaria uma multi arena como o Madison Square Garden, em Nova York, nos Estados Unidos. O local é o ginásio do time de basquete da cidade muito usado para shows e grandes espetáculos.

Em novembro de 2021, o prédio foi tombado provisoriamente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Esse processo impediu o andamento da concessão. O projeto também foi alvo de protestos de atletas, de ações na Justiça de São Paulo e no Ministério Público paulista.

A reforma do complexo do Ibirapuera também entrou no pacote de 15 projetos de concessões e parcerias público-privadas (PPPs) apresentado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), no fim de fevereiro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?