Empresas de SP podem inscrever obras artísticas para festival mundial

As inscrições estão abertas até 20 de janeiro de 2026, no site da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA). Festival ocorre na Escócia

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Divulgação/Governo de São Paulo
Imagem colorida de apresentação artística durante o festival - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de apresentação artística durante o festival - Metrópoles - Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

Está aberto o cadastro para companhias e produtoras paulistas inscreverem suas produções culturais para o festival São Paulo Showcase no Fringe, que promove vaga para o Festival Fringe, realizado anualmente em Edimburgo, na Escócia. As inscrições seguem abertas até 20 de janeiro de 2026, pelo site da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), responsável pela gestão e produção do projeto.

De acordo com o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, podem participar companhias e produtoras paulistas formalmente constituídas, com trabalhos nas áreas de teatro, dança e circo. O cadastro funciona como um banco de dados para a seleção das produções e exige informações como classificação indicativa, duração do espetáculo, sinopse, release e rider técnico.

Em 2025, o São Paulo Showcase levou ao Fringe seis companhias, da capital e do interior, com diferentes linguagens artísticas: Cênica, com teatro musical; Cia de Dança de São José dos Campos, com dança contemporânea; Fundo Falso, com números de mágica; La Troupe, com teatro e experiência gastronômica; Parlapatões, com palhaçaria; e Teatro Cego, com teatro imersivo realizado totalmente no escuro.

A participação paulista no festival em 2025 somou 124 apresentações. Os espetáculos receberam avaliações positivas e foram citadas em veículos de imprensa do Reino Unido, como The Guardian, BBC Radio, The Scotsman e The List. As produções ocuparam palcos relevantes do festival, como Assembly, Dance Base, Summerhall, Underbelly e Zoo.

“O São Paulo Showcase é uma vitrine estratégica para a internacionalização da produção cultural paulista. Estar no Fringe significa ampliar o alcance dos nossos artistas, fortalecer a economia criativa e projetar São Paulo no cenário cultural internacional”, afirma Marília, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Serviço:
São Paulo Showcase no Fringe – Cadastro de Companhias e Produtoras
Inscrições: até 20 de janeiro de 2026
Quem pode participar: companhias e produtoras paulistas formalmente constituídas, com trabalhos nas áreas de teatro, dança e circo
Cadastro: https://amigosdaarte.org.br/editais_/credenciamento-de-propostas-artisticas-amigos-da-arte-2025/

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?