metropoles.com

Com onda de crimes, Guarujá recebe tropa de choque e mira bicicletas

Guarujá, no litoral de SP, vive aumento da violência, com registro de arrastões, assaltos com fuzil e até roubo cinematográfico a banco

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Prefeitura de Guarujá
Guarujá
1 de 1 Guarujá - Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá

São Paulo – Cidade turística do litoral paulista, Guarujá vive uma onda de violência, com aumento de roubos e registro de arrastões, assaltos com fuzil e até ataque cinematográfico a caixa eletrônico.

Para tentar reverter o atual cenário de insegurança, a prefeitura de Guarujá anunciou o reforço da tropa de choque da Polícia Militar de São Paulo. O município também mira a fiscalização de bicicletas, o principal veículo usado na prática de roubos.

Foi na cidade que o influenciador Meno Kabrinha, 18 anos, acabou baleado na cabeça durante tentativa de assalto na semana passada. Ele se recupera após cirurgia e passa bem.

0

 

Dados oficiais confirmam o aumento da violência que assusta moradores, turistas e autoridades. Os roubos subiram 44,6% em Guarujá, com 1.221 casos registrados entre janeiro e abril de 2023. No mesmo período de 2022, houve 846 ocorrências, de acordo com estatísticas da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Dossiê

A cidade também registrou um assalto a banco no dia 5 de abril – o que não acontecia desde 2014. Na ocasião, criminosos usaram explosivos para atacar uma agência na Praia da Enseada, uma das mais badaladas do litoral, e atiraram contra uma base da PM para retardar a reação.

O município foi palco, ainda, do assassinato do comerciante Osil Vicente Guedes, de 49 anos, ex-policial militar, espancado até a morte. As circunstâncias do homicídio ainda são apuradas pela Polícia Civil.

0

Para pedir socorro ao governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), a gestão Válter Suman (PSB), de Guarujá, preparou um dossiê dos crimes cometidos na cidade nos últimos dois meses.

A lista inclui tiroteios com mortes, arrastões contra idosos na praia e turistas feitos de refém em uma casa de veraneio.

Policiamento

O pedido de reforço policial foi feito em audiência com o coronel Cássio Araújo de Freitas, comandante-geral da PM, na terça-feira (30/5), que confirmou à prefeitura o envio de tropas de choque e do policiamento de trânsito para blitze preventivas.

“Diante de situações de emergência, as tropas especializadas descem para ajudar e é o que está sendo feito neste momento”, declarou o comandante, na ocasião.

Antes, a administração municipal havia anunciado o reforço de 75 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), que passou a ter 352 pessoas. Os guardas devem focar no monitoramento de áreas mais frequentadas, como praias e calçadões, e fiscalizar bicicletas.

As bikes são proibidas de circular pela areia, calçadas e faixas de jardins, de acordo com o Código de Posturas do Município, de 1998.“Quem infringir a lei está sujeito a ter a bicicleta apreendida e, para fazer a retirada do pátio, é necessário pagar multa”, diz a prefeitura, em nota. O valor é de R$ 63,90.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?