metropoles.com

Com 60% de adesão, vacinação de crianças e adolescentes é prorrogada

Governo de SP prorrogou até o dia 30/11 a campanha de vacinação voltada para crianças e adolescentes de até 15 anos em todo o estado

atualizado

Compartilhar notícia

Marcelo Pereira/SECOM
Foto colorida de vacinação de criança na cidade de São Paulo - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de vacinação de criança na cidade de São Paulo - Metrópoles - Foto: Marcelo Pereira/SECOM

São Paulo —  O governo de São Paulo prorrogou, pela segunda vez, a campanha de multivacinação voltada para crianças e adolescentes de até 15 anos em todo o estado. A ação, que terminaria nesta quarta-feira (15/11), vai agora até o dia 30 de novembro.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, desde o lançamento da campanha, no fim de setembro, até agora, 856.748 crianças e adolescentes entre 0 e 14 anos receberam ao menos uma dose das vacinas ofertadas, o que representa adesão de 60% do público-alvo.

A iniciativa também já verificou a carteira de vacinação de quase 1 milhão e meio de menores de 15 anos de idade em todos os 645 municípios paulistas.

“A prorrogação é essencial neste momento para que as pessoas possam continuar procurando os postos de saúde. Em toda campanha, de todas as pessoas que compareceram aos locais de vacinação, 60% estavam com uma ou mais doses de algum imunizante do calendário nacional em atraso”, afirma a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica, Tatiana Lang.

Segundo ela, o governo segue reforçando a importância da vacinação para “evitar o agravamento ou até mesmo o retorno de doenças erradicadas”, como a poliomielite.

A campanha de multivacinação disponibiliza imunizantes para poliomielite, meningocóccica C conjugada, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), febre amarela, pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae b), HPV (entre 9 e 14 anos de idade), BCG (tuberculose) e Covid-19.

Como parte da ação, os municípios recebem todo o apoio para oferecer as vacinas e fazer a checagem das carteiras de vacinação em escolas e outros locais de alta circulação ou em áreas rurais, além dos 5 mil pontos de vacinação já existentes no estado, segundo a pasta.

A secretaria ainda informa que cada município tem a sua própria estratégia e é responsável pela vacinação. O governo também criou uma página na internet onde esclarece 100 dúvidas mais frequentes sobre as vacinas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?