metropoles.com

Clínica veterinária terá que indenizar tutora por morte de cadela

Tribunal de Justiça de SP condenou uma clínica veterinária a indenizar a tutora de uma cadela que morreu cinco dias após ser castrada

atualizado

Compartilhar notícia

Regine Tholen/Unsplash
cadela REGINE THOLEN Unsplash
1 de 1 cadela REGINE THOLEN Unsplash - Foto: Regine Tholen/Unsplash

São Paulo – O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) condenou na sexta-feira (27/1) uma clínica veterinária de Guarulhos, na Região Metropolitana da capital paulista, a indenizar a tutora de uma cadela que morreu cinco dias após uma cirurgia de castração.

O animal de estimação teve vômito, diarreia, prostração e dificuldade respiratória depois de passar pela operação. Segundo o processo, a cachorra morreu devido a complicações de úlcera perfurada.

O laudo pericial constatou que a lesão não foi causada pela castração, no entanto ficou comprovada a negligência dos veterinários antes e depois do procedimento.

Negligência

“Ainda que não se possa vincular o evento morte ao procedimento cirúrgico, é evidente que a negligência e a imperícia verificadas no pré e pós-operatório contribuíram para o agravamento rápido da enfermidade que a cachorra possuía”, afirma o relator do acórdão, Carlos Alberto de Salles.

A clínica veterinária fez a cirurgia mesmo a cadela apresentando peso muito abaixo do indicado. O estabelecimento também não prestou o tratamento adequado quando a tutora relatou os problemas pós-operatórios aos veterinários.

“O laudo pericial também faz menção às irregularidades do prontuário, bem como à conduta dos veterinários em não examinar pessoalmente a cachorra após queixa da tutora”, diz desembargador Salles.

Indenização

A decisão da 3ª Câmara de Direito Privado condenou a clínica veterinária e seus profissionais a pagarem uma indenização de R$ 5 mil referente a reparação por danos morais.

Composta ainda pelos desembargadores João Pazine Neto e Donegá Morandini, a turma julgadora apresentou uma decisão unânime.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?