metropoles.com

“Carnaval Vermelho”: SP não registra ocupações pela 1ª vez desde 2010

Movimentos sociais de luta por terras desistem de “Carnaval Vermelho” pela 1ª vez desde 2010 após entrega de 1.500 títulos de regularização

atualizado

Compartilhar notícia

JP Rodrigues/Metrópoles
Imagem colorida de trator realizando colheita em um campo verde - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de trator realizando colheita em um campo verde - Metrópoles - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

São Paulo — O governo de São Paulo não registrou nenhum caso de invasão de propriedades rurais neste Carnaval, fato que, desde o começo da década passada, só não havia ocorrido nos anos da pandemia de Covid-19.

O governo atribui o fato à aplicação da chamada Lei Paz no Campo, legislação que facilita a emissão de títulos de propriedade para famílias assentadas e que resultou na regularização de 1.500 propriedades no ano passado.

Segundo a Secretaria Estadual de Agricultura, havia expectativa de que ocorressem novas ocupações. Isso porque, historicamente, movimentos como a Frente Nacional de Lutas (FNL), grupo dissidente do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), promove o “Carnaval Vermelho” durante as festividades do começo do ano, período marcado por invasões.

De 2010 até 2024, o pico de ocupações ocorreu em 2011 (59 casos) e 2016 (36), segundo dados do Departamento de Medições de Ocupações da Secretaria de Agricultura. Após a pandemia, houve ao todo o registro de 13 casos, de acordo com o governo do estado.

Lei Paz no Campo

A Lei Paz no Campo foi sancionada no começo de 2022 e prevê facilidades para a concessão de títulos de terras rurais. O secretário estadual de Agricultura, Guilherme Piai, afirma que foi a aplicação da lei e a concessão dos títulos que fizeram com que os movimentos sociais deixassem de realizar atos neste ano.

“A invasão já era uma aberração. Agora, então, com a regularização e as famílias podendo produzir tranquilamente nas suas terras, o movimento deixa de existir”, disse Piai.

O Metrópoles tentou contato com a FNL para checar os motivos de a campanha Carnaval Vermelho não ter ocorrido neste ano, mas não conseguiu localizar lideranças do movimento. O espaço segue aberto para manifestações.

Venda de terras devolutas

Além da Lei Paz no Campo, a gestão Tarcísio fechou o ano com cerca de 200 títulos de propriedade emitidos por meio de outra lei, aprovada em 2022, que facilita a venda de terras devolutas para proprietários rurais.

A legislação, que está sendo contestada pelo PT no Supremo Tribunal Federal (STF), foi aprovada no governo Rodrigo Garcia (PSDB) e prevê a possibilidade de descontos de até 90% no valor das terras.

O governo, contudo, vê na lei a possibilidade de regularizar um número maior de terras, oferecendo mais garantia jurídica a produtores.

O julgamento da constitucionalidade da lei chegou a ser marcada pelo STF em novembro do ano passado, mas o tema foi retirado de pauta.

 

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?