Escola do bonecão de maconha vai mal em alegoria e cai no Carnaval
Com 29 pontos, quesito foi o pior da escola Águia de Ouro no Carnaval de 2026. Samba-enredo homenageou Amsterdã, a “cidade libertária”
atualizado
Compartilhar notícia

A Águia de Ouro polemizou ao trazer samba-enredo sobre Amsterdã com direito a carro alegórico de maconha para o Carnaval de São Paulo. Rebaixada pelos jurados nesta terça-feira (17/2), a pior nota da escola foi justamente no quesito alegoria.
As notas recebidas pela Águia de Ouro foram 9,7; 9,6; 9,6 e 9,7. Como a nota mais baixa é descartada, o total foi de 29 pontos. A título de comparação, a segunda pior nota em alegoria foi das escolas Tom Maior, Estrela, Vai-Vai e Mocidade Unida da Mooca, com 29,7 pontos.
Além da Águia de Ouro, que ficou na lanterna, a Rosas de Ouro também foi rebaixada para o Grupo de Acesso em 2027. A escola iniciou a apuração com penalização de 0,5 pontos por não entregar a pasta de jurados dentro do prazo.
O troféu ficou com a Mocidade Alegre, que levou para o Anhembi a história de Léa Garcia, atriz que rompeu as barreiras do racismo nos anos 1950.
Bonecão de maconha e prostitutas
“Não me leve a mal, eu vou ficar bem louco neste Carnaval”. O refrão da Águia de Ouro deu a letra do que seria apresentado no Anhembi, zona norte de São Paulo, e empolgou o público com um samba-enredo sobre Amsterdã, chamado “Mokum Amsterdã: o voo da Águia à cidade libertária”. A cidade holandesa é apresentada como liberal nos costumes, seja em relação ao sexo ou à maconha.
O desfile trouxe vários dos elementos que fazem Amsterdã ser conhecida como a “cidade libertária”. Entre eles, um grande boneco verde que soltava fumaça, uma referência à maconha, legalizada nos coffee shops da cidade.
A Águia de Ouro também levou para o Anhembi um carro alegórico com mulheres representando prostitutas do distrito da luz vermelha, além de casais simbolizando o casamento homoafetivo e a autonomia sobre o próprio corpo.
Os girassóis tomaram conta da avenida desde o carro alegórico até as fantasias primorosas das baianas, que enfeitaram o sambódromo.
Com alegorias mais simples, a Águia buscou dar destaque aos efeitos luminosos para atrair a atenção de jurados e das pessoas nas arquibancadas.















