metropoles.com

Blocos cobram de Nunes medidas contra chuva e calor no Carnaval de SP

Organizadores de blocos do Carnaval de rua divulgaram carta exigindo medidas para a segurança de foliões diante de condições climáticas

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/ Metrópoles
Bloco de Carnaval em São Paulo
1 de 1 Bloco de Carnaval em São Paulo - Foto: Fábio Vieira/ Metrópoles

São Paulo – Os blocos de rua de São Paulo divulgaram, nessa terça-feira (23/1), uma carta em que cobram da prefeitura da capital medidas preventivas diante da possibilidade de “desastres meteorológicos e climáticos” durante o Carnaval de 2024. Mais de 50 blocos assinam a carta, além de organizações ambientais, como o Greenpeace.

Entre as medidas exigidas pelos blocos está a distribuição gratuita de água potável. O texto cita um decreto do Ministério da Justiça publicado após a morte de Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, que teve exaustão térmica durante show da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro, em novembro. A norma obriga a distribuição gratuita de água em eventos feitos em dias de calor.

A carta divulgada pelos blocos pede, ainda, que as autoridades fiscalizem o valor da água mineral comercializada pelos ambulantes, “a fim de coibir aumento abusivo de preços e ônus excessivo aos consumidores”.

Os organizadores também defendem que a prefeitura seja flexível no que diz respeito à saída dos blocos em dias de calor excessivo.

“Caso no horário da concentração as temperaturas estejam no Estado de Alerta Máximo – quando as temperaturas superam os 37°C — ou estejam ocorrendo chuvas intensas com ocorrências de alagamentos e enchentes, o bloco deve poder decidir atrasar a concentração ou a saída do desfile em algumas horas, com possibilidade de postergar para o período noturno, alterando a norma de proibição do som a partir das 18h”, diz trecho do documento.

Em caso de intensidade e frequência de eventos meteorológicos e climáticos, o pedido é para que sejam estabelecidas novas datas. Os dias 24 e 25 de fevereiro são sugeridos como alternativas.

O Metrópoles questionou a Prefeitura de São Paulo sobre as medidas exigidas pelos organizadores dos blocos e aguarda retorno.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?