Barata e comida estragada geram denúncia em hospital público de SP. Veja vídeo

Funcionários do hospital flagraram uma barata andando sobre uma bandeja com comida e tiraram fotos de lanches servidos com frango cru

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Imagem cedida ao Metrópoles
Imagem colorida de comidas estragadas e barata em hospital público de São Paulo - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de comidas estragadas e barata em hospital público de São Paulo - Metrópoles - Foto: Imagem cedida ao Metrópoles

Funcionários do Hospital Municipal Dr. Ignácio Proença de Gouvêa, na zona leste de São Paulo, denunciam que o hospital oferta comida estragada aos pacientes e acumula problemas de higiene. Os trabalhadores flagraram uma barata andando sobre uma bandeja onde são servidas as refeições (veja vídeo abaixo) e já denunciaram a situação à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no entanto, nada foi feito pela prefeitura.

Na gravação, é possível ver a barata andando ao lado de alimentos e em contato com o ambiente hospitalar. O vídeo foi gravado no dia 27 de março, conforme apurado pela reportagem.

Outras imagens obtidas pelo Metrópoles mostram um lanche servido com frango cru, alimentos mal armazenados e um prato com comida queimada. Os denunciantes afirmam que o problema com a comida já é de conhecimento geral no hospital e alguns até evitam comer na unidade.

Barata e comida estragada geram denúncia em hospital público de SP - destaque galeria
6 imagens
Barata e comida estragada geram denúncia em hospital público de SP - imagem 2
Barata e comida estragada geram denúncia em hospital público de SP - imagem 3
Barata e comida estragada geram denúncia em hospital público de SP - imagem 4
Barata e comida estragada geram denúncia em hospital público de SP - imagem 5
Barata e comida estragada geram denúncia em hospital público de SP - imagem 6
Barata e comida estragada geram denúncia em hospital público de SP - imagem 1
1 de 6

Imagem cedida ao Metrópoles
Barata e comida estragada geram denúncia em hospital público de SP - imagem 2
2 de 6

Imagem cedida ao Metrópoles
Barata e comida estragada geram denúncia em hospital público de SP - imagem 3
3 de 6

Imagem cedida ao Metrópoles
Barata e comida estragada geram denúncia em hospital público de SP - imagem 4
4 de 6

Imagem cedida ao Metrópoles
Barata e comida estragada geram denúncia em hospital público de SP - imagem 5
5 de 6

Imagem cedida ao Metrópoles
Barata e comida estragada geram denúncia em hospital público de SP - imagem 6
6 de 6

Imagem cedida ao Metrópoles

Os funcionários contam inclusive que uma copeira já foi agredida por um paciente que recebeu a comida com feijão azedo. O homem se exaltou com a situação e jogou a refeição estragada na trabalhadora.

“O paciente acabou se exaltando e jogou a refeição na copeira por conta do feijão estar azedo”, afirma um colaborador. “Há muitos atrasos, jantar chegando depois das onze, café da manhã depois das nove horas. Entregam as dietas trocadas para pacientes”, conta outro trabalhador sobre os problemas na unidade.

Empresa responsável acumula reclamações

A empresa responsável pelo serviço de alimentação no Hospital Dr. Ignácio é a Integral Nutri — que acumula reclamações por seus serviços. No ano passado, o Conselho Gestor do hospital enviou um ofício ao secretário da Saúde Luiz Carlos Zamarco denunciando à companhia, porém não obteve respostas.

A reportagem obteve acesso ao documento, o qual aponta irregularidades registradas desde setembro de 2024 no hospital. O conselho critica o descumprimento das obrigações da empresa e define as falhas no serviço como “riscos diretos à segurança alimentar e nutricional dos pacientes internados”.


Veja os problemas denunciados:

  • fornecimento de comida estragada ou azeda;
  • refeições frias ou deterioradas;
  • atraso na entrega das dietas hospitalares;
  • refeições entregues até 3 horas após o horário previsto em contrato;
  • falta de insumos básicos necessários ao consumo das refeições (talheres, sal, azeite e guardanapos).

O Metrópoles tentou contato com a Integral Nutri e com a Secretaria Municipal da Saúde, mas não obteve respostas até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?