metropoles.com

Bar Brahma é alvo de vandalismo após tentativa de furto em SP

Bar Brahma foi alvo de vandalismo depois que um suspeito foi detido por frequentadores; comparsas depredaram o bar até a soltura do ladrão

atualizado

Compartilhar notícia

William Cardoso/Metrópoles
Imagem mostra pessoas se divertindo em bar - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra pessoas se divertindo em bar - Metrópoles - Foto: William Cardoso/Metrópoles

São Paulo — Uma tentativa de furto terminou em uma confusão generalizada, na tarde deste domingo (3/12), no Bar Brahma, no cruzamento entre as avenidas Ipiranga e São João, na região central de São Paulo. Proprietários do bar afirmam que são “cenas organizadas para criação do caos e violência”.

Segundo a Polícia Militar, o suspeito de praticar o furto foi detido por pessoas que estavam no local. O infrator foi agredido e outros suspeitos passaram a apedrejar o bar, até que o suposto ladrão fosse solto pelas pessoas.

A Secretaria da Segurança Pública afirma que, até o início da tarde desta segunda-feira (4/12), não havia registro da ocorrência na Polícia Civil.

Entretanto, segundo a SSP, policiais do 3º Distrito Policial (Campos Elíseos) foram até o local, solicitaram imagens das câmeras de segurança e orientaram os proprietários a fazerem o boletim de ocorrência.

Os donos do Bar Brahma se manifestaram por meio de uma nota, dizendo que “o centro é o coração da nossa cidade e o Bar Brahma é um espaço de resistência com 75 anos de tradição na esquina mais famosa de São Paulo”.

“Dessa forma, gostaríamos de evidenciar que a responsabilidade para a ocupação segura do centro é um problema de justiça, de polícia e de cidadania (…) Precisamos de profissionais que atuem na segurança da cidade, para seus moradores e frequentadores, 24 horas, para que não se repitam cenas como essa, claramente articuladas e ‘organizadas’ para a criação do caos e violência”, afirmam.

Os responsáveis dizem também que o “centro é de todos e entendemos que o papel da sociedade é de cuidar do que é nosso, prestigiando os espaços culturais e estabelecimentos comerciais”. “O Bar Brahma se mantém mais vivo do que nunca, combatendo desilusão com esperança e cultura. Resistência também depende de as pessoas ocuparem os espaços da cidade”, afirmam.

O que dizem as autoridades

Segundo a SSP, de abril a outubro houve queda de 6,1% nos furtos e de 15,2% nos roubos em comparação ao mesmo período do ano anterior na região.

“O contingente policial na região foi reforçado pela Operação Impacto-Centro, com 120 policiais a mais diariamente, além de mais de 1,5 mil vagas pela Atividade Delegada. Além do apoio de operações constantes da Polícia Civil para identificar e prender criminosos e desmantelar quadrilhas”, diz, em nota.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?