metropoles.com

Avenidas Sumaré e Paulo VI ganharão 6 km de faixa azul para motos

Espaço exclusivo para motociclistas começa a valer nas avenidas nesta segunda (6/11); com o trecho, cidade terá 33 km de faixas azul

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Prefeitura de São Paulo
foto colorida de faixa azul para motos na Avenida dos Bandeirantes - Metrópoles
1 de 1 foto colorida de faixa azul para motos na Avenida dos Bandeirantes - Metrópoles - Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo

São Paulo – A Prefeitura de São Paulo vai entregar, nesta segunda-feira (6/11), mais 6 km da chamada Faixa Azul, espaço destinado exclusivamente a motociclistas, em um trecho entre as avenidas Sumaré e Paulo VI, na zona oeste da capital paulista.

O novo trecho na Sumaré terá início na altura da rua Apiacás, seguindo até a rua Varginha. A faixa seguirá pela Paulo VI, terminando na rua Lisboa. Serão 3 km em cada sentido das avenidas.

A sinalização ficará entre as faixas 1 e 2 para os carros. Com o novo trecho, a cidade passará a ter 33 km do espaço para motos, modelo que não está previsto no Código Nacional de Trânsito e vem sendo testado na capital.

A faixa azul é uma sinalização especial no asfalto que serve para separar o trânsito de motocicletas do tráfego dos demais veículos, evitando que os motoqueiros se arrisquem no chamado “corredor” entre os automóveis.

0

Segundo dados da prefeitura, não houve nenhuma morte de motociclistas desde que foram implementadas nesses locais.

Ainda de acordo com a administração municipal, as avenidas Sumaré e Paulo VI recebem aproximadamente 3.500 motos por dia. Essas vias são classificadas como arteriais e, portanto, com velocidade máxima regulada em 50 km/hora.

No início da operação, a Faixa Azul estará sinalizada também com faixas de vinil e banners educativos, destacando os comportamentos necessários para a segurança, como atenção redobrada aos pedestres, o respeito à velocidade regulamentada e sinalização antes de mudar de faixa.

A Prefeitura de São Paulo recebeu o aval para implantar a Faixa Azul também nos eixos formados pelas Av. Nações Unidas (7 km); Av. Miguel Yunes (4 km); Av. Brigadeiro Faria Lima (9,2 km); Av. Zaki Narchi (3,6 km); Av. Luiz Dumont Villares (5 km); Av. do Estado (8,2 km); e avenidas Jacu Pêssego, Nova Trabalhadores e Vice-Presidente José de Alencar G. da Silva (20,2 km).

Próximas ativações:
• Av. Nações Unidas – a partir de 20/11;

• Av. Miguel Yunes – a partir de 20/11;

• Av. Faria Lima – a partir de 4/12;

• Av. Zaki Narchi – a partir de 4/12;

• Av. Luiz Dumont Villares – a partir de 4/12;

• Av. do Estado – a partir de 18/12;

• Av. Jacu Pêssego (inclui a Av. Nova Trabalhadores e Vice-Presidente José de Alencar) – a partir de 18/12.

Atualmente, a faixa azul está em funcionamento nas avenidas dos Bandeirantes e 23 de Maio e em trechos do Corredor Norte-Sul, que engloba as avenidas Prestes Maia e Tiradentes, na região central.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?

Notificações