metropoles.com

Após ganhar presidência, PL também vai comandar corregedoria da Alesp

Do mesmo partido do presidente da Alesp, André do Prado (PL), deputado Alex de Madureira foi escolhido o novo corregedor da Casa

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Alesp
Alex de Madureira e André do Prado, ambos do PL, na Alesp
1 de 1 Alex de Madureira e André do Prado, ambos do PL, na Alesp - Foto: Divulgação/Alesp

São Paulo – Do mesmo partido do presidente na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), André do Prado (PL), o deputado estadual Alex de Madureira foi escolhido nesta terça-feira (4/4) como o novo corregedor da Casa, responsável por analisar denúncias contra parlamentares por quebra de decoro.

Madureira é da ala chamada de “PL raiz”, que já estava no partido antes da chegada do ex-presidente Jair Bolsonaro e sua tropa bolsonarista. Assim como André do Prado, ele é do grupo do presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto, e integra a base do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) na Alesp.

O nome de Alex foi indicado após um acordo costurado pelas lideranças partidárias da Assembleia nesta manhã – a reunião, chamada de colégio de líderes, ocorre todas as terças. Vice-corregedor na última legislatura, ele já se colocava como sucessor natural do cargo, ocupado anteriormente por Estevam Galvão (União Brasil).

Nenhum deputado se opôs à indicação de Alex quando o nome foi formalizado em sessão realizada durante esta tarde. Ao discursar no plenário, ele declarou que o cargo denomina “uma responsabilidade muito grande”. O vice-corregedor será o deputado Delegado Olim (PP).

Polêmicas

Um levantamento do Conselho de Ética da Alesp, divulgado pela TV Globo, indica que a última legislatura teve 93 representações contra parlamentares. Nos últimos quatro anos, houve registro de brigas, discussões, afastamentos e até a cassação do ex-deputado Arthur do Val por uma fala misógina sobre mulheres ucranianas.

O próprio Alex foi testemunha do caso Isa Penna, no qual a ex-deputada do PCdoB foi apalpada no plenário por Fernando Cury em 2020. Ele conversava com Cury e André do Prado instantes antes do ex-parlamentar se dirigir até a colega.

No mesmo dia em que foi eleito presidente da Alesp, André do Prado prometeu coibir os excessos na Casa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?